[Review] Monstro do Pântano Exclusivo Mattel SDCC by manowash

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Review] Monstro do Pântano Exclusivo Mattel SDCC by manowash

Mensagem por manowash em Ter Set 13, 2011 3:38 pm

Review: Monstro do Pântano Exclusivo Mattel SDCC



Prólogo

Tá aí um personagem que foi marcado e injustiçado com o tempo, considerado por muitos uma das obras primas de Alan Moore, o Monstro do Pantano da DC é um personagem fantástico e muito bem bolado. As únicas pessoas que já vi torcer o nariz pelo personagem são apenas os que não conhecem e não fazem o mínimo de esforço para fazê-lo. Ví que quando anunciaram teve gente que o chamou de “personagem bucha”, me desculpe quem falou isso, que nem lembro que foi mais, mas foi a mais verdadeira ignorância, pronto falei!!! Então a mattel mais uma vez, fez um lançamento para os DCnautas de longa dada, e realmente foi um resultato incrível, com uma embalagem bem ousada, acho que valeu a pena.

Sobre o personagem, para quem não conhece garanto que vale a leitura;

Origem
Ele era originalmente Alec Holland, um homem que foi transformado num monstro composto por matéria vegetal depois que uma explosão em seu laboratório o encharcou com produtos químicos. O Monstro do Pântano apareceu primeiramente na revista Casa dos Segredos #92 (Junho-Julho 1971), com o nome Alex Olsen. No começo do século XX, o cientista Alex Olsen é vítima de uma explosão em seu laboratório planejada por seu colega de trabalho, Damian Ridge, que pretendia matá-lo de modo que pudesse ganhar a mão da esposa de Olsen, Linda. Olsen é transformado pelos produtos químicos e pelas plantas dentro do pântano em um monstro disforme que volta para matar Ridge antes que este possa matar Linda. Incapaz de revelar a Linda sua verdadeira identidade, o Monstro do Pântano volta tristemente pras profundezas de sua nova morada. Essa devia ser uma história isolada (uma one-shot).

Foto com o Constantine no fundo


Após o sucesso dessa história na Casa dos Segredos, pediram para os criadores originais que escrevessem uma série contínua, mas atualizassem o personagem para o presente e que parecesse mais heróico. O Monstro do Pântano nº1 (1ª série, Outubro-Novembro 1972, por Wein e por Wrightson) estreou, trazendo a nova origem do personagem. O cientista Alec Holland, trabalhando em uma fórmula restaurativa secreta nos pântanos da Louisianaque poderia "fazer florestas brotar dos desertos", é morto por uma bomba plantada por agentes do misterioso Senhor E, que quer a fórmula. Coberto com os produtos químicos em chamas, Holland foge do laboratório e cai nas águas do pântano. Algumas horas mais tarde, uma criatura que assemelha-se a uma planta humanóide aparece." Muitas de suas histórias na antiga fase da revista envolviam o Monstro do Pântano buscando uma maneira de tornar-se outra vez humano.
A principal diferença entre o primeiro e o segundo Monstro do Pântano é que o último parece mais musculoso do que disforme, além de possuir a habilidade de falar. A impossibilidade de falar de Alex Olsen é o principal motivo pelo qual sua esposa era incapaz de o reconhecer.

A fase Alan Moore
Na edição 20, o escritor inglês Alan Moore assumiu o lugar de Martin Pasko. Relativamente desconhecido até então, Moore só havia escrito várias histórias para a 2000 A.D. e para a Marvel UK; mas porque o Monstro do Pântano estava a beira do cancelamento, os editores estavam dispostos a correr qualquer risco que Moore pudesse representar.
O "risco" que Moore correu foi o de destruir e reconstruir todo o conceito do personagem. Na revista nº 20 o Monstro do Pântano leva um tiro na cabeça e é capturado por homens da corporação Sunderland. Na edição 21, na já lendária história Lição de Anatomia, seu corpo foi entregado ao vilão menor Jason Woodrue, que tinha sido empregado por Sunderland para executar uma autópsia.
Durante a autópsia, Woodrue descobriu que a fisiologia do Monstro do Pântano era somente superficialmente humana: seus órgãos eram pouco mais do que imitações cruas e não-funcionais de suas contrapartes humanas, e que não havia nenhuma maneira de o corpo do Monstro do Pântano ter-se originado de um corpo humano. Isso significa que o Monstro não era Alec Holland, apesar de pensar assim: Holland tinha, na vegetação do pântano, e a vegetação do pântano tinha absorvido a fórmula, sua mente, conhecimento, memórias, e habilidades. Alec Holland não se curara, porque não havia o que curar. Woodrue concluiu também que, apesar da autópsia, o Monstro do Pântano estava ainda vivo, já que "você não pode matar um vegetal disparando na sua 'cabeça'".
Com isso, Moore redefiniu o Monstro do Pântano como uma "planta *elemental", o que deixou o personagem aberto a interpretações muito mais amplas, dando-lhe a habilidade de controlar plantas e de viajar através do 'verde".

Durante a era Moore, o Monstro do Pântano ficou catatônico em decorrência do choque de mergulhar-se profundamente no "verde", uma dimensão que conecta toda a vida vegetal. Woodrue ficou insano após tentar se conectar ao Verde através do Monstro do Pântano, e Abby teve que revivê-lo a fim de deter Woodrue, depois que este matou uma vila inteira. Retornou aos pântanos (cuja localização se revelou ser a Louisiana), onde encontrou Jason Blood, o dêmonio Etrigan, e em seguida deu um enterro final para Alec Holland.
Matthew Cable, ferido gravemente no arco de história anterior, revelou-se possuído por Anton Arcane, e Abby havia tido um relacionamento incestuoso com ele sem saber. Depois de uma luta contra Cable, este entrou em coma, e a alma de Abby foi enviada ao inferno, mas em uma edição baseada no inferno de Dante, o Monstro do Pântano procurou por Abigail, encontrando personagens tais como o Espectro no caminho, e finalmente a salvando.

Pouco depois disso o arco de histórias American Gothic, que introduziu o personagem John Constantine (mais tarde a estrela de sua própria revista), onde o Monstro do Pântano teve que viajar a diversas partes de América, encontrando diversos monstros do horror clássico, incluindo lobisomens e zumbis, mas modernizados levando em conta as edições atuais. Esse arco de histórias terminou com um Crossover com a mega-série da DC Crise nas Infinitas Terras. Nela também apareceu pela primeira vez o Parlamento das Árvores, que era onde os outros Elementais como ele descansavam depois que seus dias sobre a Terra terminavam, e aqui Moore resolveu o problema de continuidade da primeiro e segundo Monstro do Pântano - o primeiro Monstro do Pântano, Alex Olsen, era parte do Parlamento.
Na sequência a estes fatos, o Monstro do Pântano foi emboscado e sua alma enviada ao espaço. Viajou a diversos planetas antes de retornar para casa no momento mais conveniente a sua vingança.
O que Moore produziu na revista Monstro do Pântano teve um efeito profundo na linha principal de quadrinhos da DC - foi a primeira HQ de "horror" da DC a reaproximar o gênero à orientação para adultos desde os anos 50; e iniciou a ascensão da linha Vertigo de quadrinhos maduros, que foram escritas com os adultos em mente. Saga do Monstro do Pântano foi a primeira série popularizada de quadrinhos a abandonar completamente a autoridade do Comics Code Authority e a escrever diretamente para adultos.



Poderes e habilidades
O Monstro do Pântano teve seus poderes variando de acordo com a fase que foi escrito. Na época de Len Wein e Bernie Wrightson, o Monstro tinha apenas força sobrehumana e regeneração, e tinha habilidades científicas devido a mente de Alec Holland. Na fase de Alan Moore, quando o Monstro descobriu ser um elemental da terra, adicionou-se um vasto controle sobre a forma vegetal. Ele pode mentalmente mover ou crescer plantas, animar madeira talhada ou morta, etc. Este poder era tamanho que ele conseguiu transformar Gotham City numa floresta. Seu corpo vegetal também lhe confere propriedades únicas. Ele pode abandonar seu corpo e fazer sua consciência viajar através do plano elemental conhecido como o Verde (uma forma de projeção astral), e renascer em um novo local, formando um novo corpo a partir das plantas do lugar. Esta habilidade também confere habilidades únicas baseadas no tipo de vegetação nativa. Ex: Se ele renasce em um deserto, ele poderia formar um corpo a partir de cactus, tendo espinhos pelo corpo. Ele pode fazer crescer flores em seu corpo, para atrair, com o pólen, um enxame de insetos. Ele pode criar tubérculos em seu corpo que tem propriedades alucinógenas. Ele também pode transferir sua consciencia para corpos humanos, vivos ou mortos. O Monstro pode entrar em comunhão com o Verde, de modo que pode perguntar a consciencia coletiva da vida vegetal no planeta onde estão individuos ou objetos específicos. Ele pode alterar seu próprio tamanho, ficando gigantesco, esticar membros, ou criar clones de si que não tomam decisões sozinhos. Como um vegetal, ele consegue realizarfotossíntese.




Review:

Embalagem *****


Realmente a Mattel se superou desta vez, com a propaganda de ser feita em material reciclável, para fazer jus ao personagem, a mattel fez uma escultura em papelão com textura típica de caixas de ovos, do próprio Monstro do Pântano. Ficou sensacional, nem sei mais o que dizer.















Ficha do personagem muito bem caracterizada











Escultura *****
A escultura é muito boa, e fiel aos HQs em geral, a textura do musgo é incrível pelo fato de ele ser coberto por borracha, somente a cabeça é plástico puro. As mãos são flexíveis não sendo muito boas para segurar nada. O tamanho é incrível 9”, uns 25cm de altura, equivalente a uma peça BAF, eu achei incrível, mas acho que muitos não vão gostar pela diferença de escala entre os DC Universe em geral, assim como foi na época do Lobo.



Detalhes de uns cogumelos e flores no corpo





Pintura *****
Realmente impecável, varias tonalidades nos detalhes, ficou bem caprichada.



Articulação *
O action mais inovador da mattel, por ter uma cobertura de borracha em cima das articulações, também tem as mesmas extremamente limitadas, os cotovelos e joelhos são muito ruins de mexer, fora o medo que dá na primeira vez que agente tenta dobrá-los. A cabeça se limita apenas para os lados direito e esquerdo, a coluna mexe pouco mas ajuda na poseabilidade. Agora os tornozelos até mexem bem, mas se limitam apenas para frente e para trás. Acho que estas limitações são os únicos pecados da figura, que se não fosse as aparentes dos ombros e quadril, seria visivelmente uma estátua.





Acessórios ****
Acompanha uma bela base extremamente funcional, achei bem legal, pois enriquece muito a exposição da figura que já é bem exuberante. A versão vendida na comic com vem com dois personagens bem dispensáveis, portanto quem tiver interessa não precisa se preocupar.






Considerações finais:
Grande figura, realmente vale a pena, sei que tem custos aí que podem ser melhores, mas esta figura é muito boa, ainda mais pelo preço de 30 dólares oferecida no site da mattel. E falo que estará fadada a se tornar caro com o tempo, uma vez que quem gosta, gosta muito, e com isso dificilmente o revende com o decorrer do tempo, assim como é com o Lobo.






Amigo esquisito


Ajuda verde...







manowash
Busto

Número de Mensagens : 1403
Idade : 36
Localização : Sete lagoas - MG
Data de inscrição : 18/03/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] Monstro do Pântano Exclusivo Mattel SDCC by manowash

Mensagem por Usys 222 em Ter Set 13, 2011 9:52 pm

Puxa! Eu adorava o Monstro do Pântano quando era adolescente! Foi um dos quadrinhos mais impressionantes que já vi na minha vida. Pena que por alguma razão tive que parar de ler. Comecei da Lição de Anatomia e parei na parte da comunhão com Abby Cable. Talvez tivesse parado por achar que esse era o final.
Um toque interessante são os tubérculos crescendo nas costas do Monstro. E obrigado por clarificar o que aconteceu com ele na Crise. Não tinha entendido direito aquela parte.
Talvez não fosse necessária a articulação, já que eles deram mais ênfase na modelagem. E o preço é esse mesmo?! E com todos esses extras?! Essa ficha em forma de anotações e essa máscara foram muito bem pensadas.
De qualquer jeito, parabéns pela aquisição! Esse é sem dúvida um item valioso de um personagem marcante!

Usys 222
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3245
Idade : 42
Localização : Casa do Boneco Mecânico
Data de inscrição : 18/01/2011

http://usys222.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] Monstro do Pântano Exclusivo Mattel SDCC by manowash

Mensagem por gofun22 em Ter Set 13, 2011 11:34 pm

q é isso fera... parabens

gofun22
Mini-busto

Número de Mensagens : 644
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 14/10/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] Monstro do Pântano Exclusivo Mattel SDCC by manowash

Mensagem por Asa Not em Ter Set 13, 2011 11:44 pm

Parabens..muito bom. DC Forever!!!

Asa Not
Mini-estátua

Número de Mensagens : 1681
Idade : 36
Localização : Bairro da Mooca - SP
Data de inscrição : 18/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] Monstro do Pântano Exclusivo Mattel SDCC by manowash

Mensagem por Marcelo mp em Qua Set 14, 2011 9:28 am

Muito bacana e num tá caro não mas eu Tchau

Marcelo mp
Mini-busto

Número de Mensagens : 684
Idade : 39
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 08/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] Monstro do Pântano Exclusivo Mattel SDCC by manowash

Mensagem por POTTER01 em Qua Set 14, 2011 9:47 am

O review ficou muito bom e a figura e show de bola parabéns

POTTER01
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3447
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 27/10/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] Monstro do Pântano Exclusivo Mattel SDCC by manowash

Mensagem por Thalles em Qua Set 14, 2011 11:42 am

Parabéns, belo review, várias fotos, perfeito.

Thalles
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 2600
Idade : 29
Localização : Porto Alegre/RS
Data de inscrição : 19/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] Monstro do Pântano Exclusivo Mattel SDCC by manowash

Mensagem por CelticGhost em Qua Set 14, 2011 3:33 pm

muito bom cara,parabens ..figura foda demais

CelticGhost
Mini-busto

Número de Mensagens : 765
Idade : 19
Localização : presidente venceslau
Data de inscrição : 13/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] Monstro do Pântano Exclusivo Mattel SDCC by manowash

Mensagem por Darth_Matcher em Qua Set 14, 2011 6:28 pm

Eu tenho os gibis do Monstro do Pântano guardados comigo até hoje king
Gosto muito do personagem.
O review ficou fantástico
Rock

Darth_Matcher
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3240
Localização : Pomerode - S.C.
Data de inscrição : 24/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] Monstro do Pântano Exclusivo Mattel SDCC by manowash

Mensagem por kabat em Qua Set 14, 2011 7:06 pm

Parabéns pelo review. Lembro de ter lido alguns quadrinhos desse bichão verde quando era bem mais novo.

kabat
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7999
Idade : 102
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 01/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] Monstro do Pântano Exclusivo Mattel SDCC by manowash

Mensagem por Bento em Sab Set 17, 2011 7:20 pm

Muito "elucidativo" seu review; conheço o personagem pela ilustração, mas nunca soube de nada a respeito dele. Achei muito legal o resumão sobre ele. E essa figura exclusiva ficou bem interessante. Achei a embalagem muito bem pensada, além de bonita; para um item exclusivo, acho muito de bom senso a empresa se preocupar com esses detalhes. A figura é muito bonita mesmo, achei bem legal a escultura e a pintura.

Parabéns por mais este review.

Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 37
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] Monstro do Pântano Exclusivo Mattel SDCC by manowash

Mensagem por .j.e.n.n.i.f.e.r. em Dom Abr 22, 2012 9:13 pm

Monstro do Pântano finalmente tem a action figure que sempre mereceu. Eu tenho essa e é linda demais!
Parabéns :)

Ps: agora bem que podiam lançar uma do Constantine.

.j.e.n.n.i.f.e.r.
Busto

Número de Mensagens : 1059
Localização : Hell de Janeiro
Data de inscrição : 29/06/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] Monstro do Pântano Exclusivo Mattel SDCC by manowash

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:07 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum