[Review] figma SP-OO1 Chouyusha Haruhi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Review] figma SP-OO1 Chouyusha Haruhi

Mensagem por Bento em Dom Out 31, 2010 1:15 pm

figma SP-OO1 Chouyusha Haruhi (Chouyusha = Super-herói)
Personagem: Haruhi Suzumiya
Série: Suzumiya Haruhi no Tomadoi (jogo do PS2)
Criador do Personagem: Nagaru Tanigawa (Ilustrações por Itou Noiji)
Escultor: Masaki Asai
Fabricante: Max Factory
Distribuidora: Banpresto (Bandai)
Tamanho: ~14,0cm
Materiais: PVC, ABS
Preço: 10290 ienes (~U$100)
Data de Lançamento: 31 de Janeiro de 2008 (Japão)

Um breve resumo da figura: essa é a primeira figma a ser comercializada. Estrategicamente a Max Factory fez uma parceria com a Banpresto/Bandai (responsável pela distribuição) para incluir sua figma como brinde nesse pack do jogo para PS2. Assim aproveitaram a vendagem do jogo para divulgar também a nova linha de AFs figma. Oficialmente a primeira figma lançada é a figura de Yuki Nagato em fevereiro de 2008, também da série Haruhi, desta vez distribuída pela Good Smile Company.
Mas o que é "Suzumiya Haruhi"? Suzumiya Haruhi é originalmente um série de light novels (livros de romances). A série, que já fazia certo sucesso entre os leitores japoneses, teve grande repercurssão a partir da exibição da mini-série de animação em 2006 (14 capítulos), passando a ser reconhecida aqui também no ocidente. A animação corresponde ao primeiro volume da série de livros, entitulada de "Suzumiya Haruhi no Yuutsu" ou, como ficou conhecida no ocidente, "The Melancholy of Haruhi Suzumiya" (A melancolia de Haruhi Suzumiya). A história, que é uma mistura de LOST com Chiquititas, mostra o cotidiano excêntrico do Clube Escolar "Brigada SOS Dan". A série de 2006, assim como acontece com outras séries de animação japonesas, na verdade é uma introdução ao universo de "Suzumiya Haruhi", ou seja, não chega a elucidar todos os mistérios por trás dos personagens, mas serve de "propaganda" para a série de livros. Mas apesar de não apresentar um final definitivo tem um roteiro bem elaborado. Em 2009 a série foi reexibida com a inclusão de mais 14 capítulos, mas novamente com intensão de atrair o público para a divulgação do Movie animado de "O Desaparecimento de Haruhi Suzumiya".

A caixa dessa figura tem o mesmo tamanho de uma caixa de DVD, sendo bem mais grossa obviamente. Bom, faltou uma foto interna da caixa, mas por trás do forro vermelho no interior da caixa há um espaço para abrigar a caixa de DVD do jogo. Como comprei somente a figura sem o jogo, esse espaço veio vazio. Curiosamente, apesar da distribuição ser em parceria com a Banpresto (Bandai), essa caixa já apresenta características das caixas padrões das figmas, só não apresenta fotos da figura no verso, sendo apresentada uma ilustração da personagem por Itou Noiji.

A figura vem protegida em 3 proteções em plástico transparente. Como peças extras, acompanha mais 4 pares de mãos, um rosto extra, espada/lança e o suporte com haste articulada padrão (o suporte veio amarelado, pois com certeza ficou exposta sob luz direta).

360°

A figura tem um escultura muito boa. As articulações e alguns dispositivos que ainda são utilizadas nas figmas mais recentes, já estão presentes nessa primeira edição da Haruhi. Excelente pintura das peças, mesmo nos detalhes menores. Os laços nas botas são colados.

Os rostos são bem moldados e com olhos "tampografados"; são bem cativantes, mostrando a "energia" da personagem. Bom, o sistema de troca de rostos é o mesmo presente em todas as figmas: remove-se a franja e depois troca-se o rosto. Detalhe: esses dois rostos estão presentes na figma Haruhi Suzumiya School Uniform Version; talvez optaram em disponibilizar esses mesmos rostos para aqueles que não tiveram oportunidade de comprar a versão Heroína.

O laço nas costas da Haruhi é feito em material maleável, sendo articulado em duas partes (cada metade), podendo ser rotacionado para frente ou para trás. Ainda bem que é em material maleável: ainda me pergunto porque não optaram por materiais maleáveis em alguns detalhes de outras figmas, como a faixa da figma Subaru Nakajima...

A espada é confeccionada em material maleável (não sei bem porque...), apresentando pinturas metalizadas e brilhantes, que de certa forma destoa da personagem por apresentar uma pintura mais fosca. A empunhadeira é removível para ser colocada na mão. É um tanto pesada e por isso difícil de ser equilibrada nas mãos da figura (a articulação dos pulsos são meio fracos e nessa figura, ao contrários de figmas mais recentes, não acompanham mãos que vem sem articulação nos pulsos).

A figura tem ótima mobilidade, só mesmo a articulação do pulso é fraca para sustentar a lança. Notadamente Masaki Asai acumulou uma grande "bagagem" produzindo as Busou Shinki, trazendo para as figmas muitas soluções de articulações interessantes.
Agora vamos para um "tutorialzinho" de como cuidar de sua figma. Bom, enquanto estava tirando as fotos para esse review, aconteceu uma coisa bem comum aos proprietários das figmas mais antigas: a quebra do pino do pulso. Como a figura é meio velhinha, apresenta aqueles pinos com pontas esféricas para serem encaixadas nos antebraços. Isso me deixou p... da vida! Além do desespero em retirar o pino do buraco no antebraço. Para isso, utilizei uma pinça com ponta (não sei se esse ítem é comercializado facilmente por aí), fui "escavando" o resto do pino aos poucos, até retirar todo o material de dentro do furo...

Um jeito de trocar essas mãos sem o risco de quebrar os pinos do pulso consiste em desmontar as mãos para encaixá-las aos pinos dos pulsos já presente nas figuras. Para desmontar as mãos, utilizo a ponta de uma lapiseira 0.5mm. Deve-se empurrar o pino no sentido mostrado na foto.

A mão desmontada: o pino apresenta uma cabeça saliente (como um alfinete), o pino do pulso apresenta uma parte cilíndrica com furo e a mão propriamente dita. Agora vamos ao passo-a-passo com a figura:

Empurrando o pino com a ponta da lapiseira.

Agora é só posicionar a mão e encaixar o pino novamente. É presiso alinhar bem os furos da mão com os furos do pino do pulso. E uma certa dose de paciência e cuidado para não danificar mais nada...

Bem alinhados os furos, agora é só encaixar o pino até não ficar mais aparente. E assim, demontrei como trocar a mão sem o risco de se quebrar o pino do pulso. Bom, as figmas mais recentes não apresentam esse tipo de risco, já que o pino dos pulsos não tem mais essa ponta esférica e são mais facilmente retiradas e trocadas.

Meu exército de Haruhis. Ainda estou para receber a Haruhi Movie Version e a Haruhi Junior School Version. Bom, com isso é a personagem com maior número de versões na linha figma. Apesar de não ser a personagem que eu mais goste, ainda assim acho que essas figmas são muito legais, ganhando grande destaque na minha coleção. Ainda torço para uma Haruhi Bunny Version... E uma Mikuru...

Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671

Re: [Review] figma SP-OO1 Chouyusha Haruhi

Mensagem por Bladhe em Seg Nov 01, 2010 9:44 am

Otimo review Bento, e como eu gosto desse anime!
Só teve uma temporada mesmo?

Bladhe
Mini-busto

Número de Mensagens : 620

Mensagem por Cbs em Seg Nov 01, 2010 9:57 am

Parabéns pelo review, Bento, ótimos como sempre! Very Happy
Bem bacana essa figma, mesmo sendo a primeira a ser lançada, super bem feita

Cbs
Minimate

Número de Mensagens : 219

Mensagem por fototralhas em Seg Nov 01, 2010 10:55 am

A peça é linda, continua sendo uma ótima figma mesmo senda das mais antigas. O legal dessa é que dá pra fazer umas poses com as de FSN e de Nanoha. Quanto a fragilidade das mãos, eu demoro muito trocando elas por conta disso. Dá o maior medo de quebrar >_____<. Curti que colocaram arte da Itou Noiji na caixa. É uma das melhores character designer de séries slice-of-life / moe. E dá uma variada porque quando usarm arte só botam da KyoAni. Se bem que prefiro o modo como os ilustradores da KyoAni desenham os personagens de Haruhi, mas ai é outra história Wink Também não entendo porque nunca lançaram as bunny :( Se bem que nessa altura do campeonato gostaria mesmo é de uma versão Gekisou/Extravaganza. No mais, a peça é linda e o review mais uma vez está excelente, parabéns !

fototralhas
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 2765

Mensagem por kabat em Seg Nov 01, 2010 11:58 am

Muito kawaii essa Haruhi. Pena que essas versões exclusivas ou limitadas são chatas de achar.

kabat
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7999

Mensagem por m4rc3low em Seg Nov 01, 2010 2:09 pm

Não faço a menor idéia de quem seja essa personagem Drop , mas o review ficou bacana. Parabens!

m4rc3low
Loja Limited Edition

Número de Mensagens : 38137

Mensagem por elemental em Seg Nov 01, 2010 9:06 pm

WOW!
Impressionante você ter conseguido essa figma, Bento! Impressionante!

Bladhe escreveu:Otimo review Bento, e como eu gosto desse anime!

Não, teve uma segunda, apesar dela ser frustante >D

elemental
Figurine

Número de Mensagens : 357

Mensagem por Bento em Ter Nov 02, 2010 12:57 am

Valeu Bladhe Thumbleft ! Também gosto muito desse anime e apesar de não ter um final definitivo, acho que a série de 2006 até que tem um final satisfatório. Em 2009 a série foi reexibida com inclusão de mais 14 episódios. Não chega a ser uma segunda temporada porque são capítulos intermediários aos capítulos de 2006 (que complementam alguns). Muita gente reclamou dos capítulos INFINIT EIGHT, mas eu até achei bacana. Os japoneses é que devem ter sofrido, esperando esse arco de capítulos passar. Bom, não tenho certeza se foi exibida quinzenalmente ou semanalmente na TV japonesa.

Cbs escreveu:Parabéns pelo review, Bento, ótimos como sempre! Very Happy
Bem bacana essa figma, mesmo sendo a primeira a ser lançada, super bem feita
Valou Cbs Thumbleft ! Bom, o escultor responsável pelas figuras é um veterano nessa arte: responsável também pelas AFs Busou Shinkis e por algumas Completed Models pela Max Factory e GSC. Com certeza essa bagagem serviu para que as figmas fossem lançadas já bem elaboradas. As figmas tiveram alguns "upgrades" dentro desses 3 anos de existência e claro, para melhor. Uma boa mudança foi a retirada dos pinos com pontas esféricas para as mãos intercambiáveis.

fototralhas escreveu:A peça é linda, continua sendo uma ótima figma mesmo senda das mais antigas. O legal dessa é que dá pra fazer umas poses com as de FSN e de Nanoha. Quanto a fragilidade das mãos, eu demoro muito trocando elas por conta disso. Dá o maior medo de quebrar >_____<. Curti que colocaram arte da Itou Noiji na caixa. É uma das melhores character designer de séries slice-of-life / moe. E dá uma variada porque quando usarm arte só botam da KyoAni. Se bem que prefiro o modo como os ilustradores da KyoAni desenham os personagens de Haruhi, mas ai é outra história Wink Também não entendo porque nunca lançaram as bunny :( Se bem que nessa altura do campeonato gostaria mesmo é de uma versão Gekisou/Extravaganza. No mais, a peça é linda e o review mais uma vez está excelente, parabéns !
Valeu fototralhas Thumbleft ! Eu não conheço muito os ilustradores de Haruhi; conheço só mesmo as séries animadas. Tenho curiosidade em ler os livros... Realmente até hoje não entendo como não sairam versões bunnies da Haruhi e da Mikuru pelas figmas. Tem a versão Revoltech Fraulein e a Bandai vai lançar uma Bunny com "armadura" robótica. Mesmo agora com o Movie, acho difícil aparecer versões bunny das figmas; acho que no´Movie não tem Haruhi ou Mikuru de bunny... Ainda não tive oportunidade de ver.

kabat escreveu:Muito kawaii essa Haruhi. Pena que essas versões exclusivas ou limitadas são chatas de achar.
Valeu kabat Thumbleft ! Custei a encontrar uma para minha coleção, era um sonho de consumo mesmo, mesmo a Haruhi não sendo uma das personagens que mais gosto. Gostaria mesmo de encontrar uma com jogo, mas acredito que com jogo ficaria muito cara...

m4rc3low escreveu:Não faço a menor idéia de quem seja essa personagem Drop , mas o review ficou bacana. Parabens!
Valeu m4rc3low Thumbleft ! A série é até bacana, mas só se vc curtir animes mais lights, pois não tem muita ação... Só piração.

elemental escreveu:WOW!
Impressionante você ter conseguido essa figma, Bento! Impressionante!

Não, teve uma segunda, apesar dela ser frustante >D
Valeu elemental Thumbleft ! De tempos em tempos aparecem essas figmas da série SP para venda, mas geralmente muito caras. Passei algumas que no fim gostaria de ter comprado. A Saber Lily por exemplo. Bom, vou ver se consigo a Saber Extra, a Misaka e a Kuroko... Planos de ter um PSP até o lançamento dos Packs de "To Aru...".

Bento
Legendary Scale Figure

Mensagem por elemental em Ter Nov 02, 2010 1:03 am

Bento, o INFINIT EIGHT foi semanal, eu sei porque acompanhei e você não tem idéia de como era frustante esperar um semana parar ver que seriaNOVAMENTE toda aquela joça com roupas diferentes pqp! >D

elemental
Figurine

Número de Mensagens : 357

Mensagem por Bento em Ter Nov 02, 2010 2:15 am

elemental escreveu:Bento, o INFINIT EIGHT foi semanal, eu sei porque acompanhei e você não tem idéia de como era frustante esperar um semana parar ver que seriaNOVAMENTE toda aquela joça com roupas diferentes pqp! >D
Costumo assistir a temporada completa e por isso não fiquei agonizando em assistir a esse arco. Mas particularmente achei bem desnecessário essa segunda temporada com a inclusão desses novos capítulos. Ainda gosto do formato da série de 2006: enxuto e bem descompromissado. Gostoso de assistir mesmo. Bom, uma coisa que achei interessante nessa temporada de 2009 é que deu uma ideia de como os poderes de Haruhi são perigosos...

Bento
Legendary Scale Figure

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:21 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: