Review - Play Arts Kai Lightning

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Review - Play Arts Kai Lightning

Mensagem por Bento em Sab Jul 24, 2010 10:30 pm


FINAL FANTASY XIII Play Arts Kai No.1 Lightning
Personagem: Lightning (Claire Farron)
Série: FINAL FANTASY XIII (Game XBox 360 e PS3)
Criador do Personagem: Tetsuya Nomura
Escultor: OOPARTS
Fabricante: SQUARE ENIX PRODUCTIONS
Distribuidora: SQUARE ENIX PRODUCTIONS
Altura: ~23,0cm (sem escala)
Materiais: ATBC-PVC, ABS, PA, TRP
Preço: 4200 ienes (~U$42)
Data de Lançamento: Dezembro de 2009

Um pouco sobre FINAL FANTASY XIII e a personagem:
FFXIII faz parte do projeto Fabula Nova Crystallis da Square-Enix, uma trilogia de jogos com enredos independentes, mas como ponto em comum o tema de cristais. Em FFXIII, são apresentados dois mundos, Pulse e Cocoon, e a relação desses dois mundos é a engrenagem da história. Nesses dois mundos, criaturas chamadas de fal'Cie podem incumbir humanos a cumprirem determinados objetivos (Focus). Os humanos escolhidos, chamados de l'Cie, recebem uma marca em seus corpos e assim são obrigados a cumprirem seus Focus. Se cumprirem são transformados em cristais; se desistirem são transformados em monstros (Cieth); e se morrerem sem cumprirem, são transformados em pedras.
Lightning é uma ex-militar de Cocoon e após ter sua irmã mais nova transformada em cristal, deserda com a intenção de encontrar uma forma de salvá-la. É também transformada em l'Cie e tem como objetivo a destruição de Cocoon, porém Lightning parece bem indiferente a isso, preocupando-se mais em encontrar um meio de recuperar sua irmã.

Essa é a terceira coleção desde que a Square-Enix reformulou a sua série de AF Play Arts. Foram lançadas anteriormente figuras de Full Metal Alchemist Brotherhood e figuras de Resident Evil 5 na linha Kai. Aparentemente a Square-Enix não abandonaria de vez a série Play Arts, sendo que a série Play Arts Kai (Kai = reformulação) seria uma série de figuras especiais (assim entituladas também de Black Label Collectors). Mas após apenas alguns lançamentos da franquia Kingdom Hearts 2, a Square-Enix parece ter mesmo abandonado a linha de figuras Play Arts, sendo que a linha Play Arts Kai tornou-se linha oficial de AFs da empresa, com constantes lançamentos. A caixa segue ao que já se adotava nas caixas das Play Arts: uma janela frontal e duas laterais. Só que agora a caixa é bem maior, pois as figuras estão maiores e não se tem mais a aba na caixa com furos para se pendurar em araras. Dimensões da caixa: 18,5x27,5x11,0cm. Infelizmente já não tenho mais nenhuma caixa de Play Arts para fazer comparações.


A figura ainda é protegida por um case de plástico transparente com tampa; atrás da figura fica a nova base-suporte. Vêm junto um par de mãos para segurar a Blaze Edge (espada-rifle), uma Blaze Edge em forma de espada e uma em forma de "rifle". Acompanha também folheto explicativo em 4 idiomas: japonês, inglês, francês e italiano. Não tem espanhol/castelhano, mostrando que a Square-Enix pouco se preocupa com o mercado latino-americano.
360°:


A figura é bem moldada e esculpida, tendo vários pontos de articulação (entre articulações e pinos de rotação). Boa parte dos materiais utilizados nas peças de roupa são feitos em material maleável, enquanto que o corpo da figura é todo em PVC rígido. O tom da pele é bem pálido, seguindo os padrões de beleza japonês.


Apesar da boa modelagem do corpo, acho que a OOParts tem, e muito, que melhor suas esculturas faciais, principalmente de suas personagens femininas. A Lightning ficou bem baranga mesmo, assim como foi a decepcionante escultura facial da Play Arts FFXII Princesa Ash. O cabelo é tradicionalmente feito em material maleável para facilitar a movimentação da cabeça e a pintura dos olhos e boca são muito bem executados. Só gostaria que ela não tivesse essa boca de peixe-morto... Em termos de detalhes, a figura é bem rica, correspondendo com a personagem original do game. A ombreira verde, o casaco, o cinto, a saia marrom, a "capa" vermelha, as cintas da bolsa na perna e as cintas do porta-arma são em material maleável. A pintura é bem executada, com aplicação de sombreamentos nas partes de vestimenta e até botões e outros detalhes pequenos. Só gostaria que a Square-Enix tivesse a preocupação de proteger partes da figura com plásticos, assim com são feitos nas figuras da Revoltech e figma; a capa vermelha manchou um pouco a costa da figura, assim como as cintas do porta-arma mancharam o quadril.

Blaze Edge versão espada e versão "rifle"




A Blaze Edge em forma de "rifle" tem algumas partes articuladas, mas que são bem mal-feitas e impossibilitam o uso adequado delas: é impossível abaixar o "cabo" e o gatilho como deveriam ficar. Mesmo assim é possível colocar nas mãos de Lightning, só não ficando na posição o dedo no gatilho. Na forma compacta, é possível colocá-la no porta-arma, mas novamente as partes articuladas mal feitas impedem que a Blaze Edge seja colocada facilmente. No game, essa forma de rifle só é mostrada nas cenas de CG; durante as lutas, a Lightning só utiliza a forma de espada; uma coisa um tanto "burra", pois no comando "Ruin" bem que a Lightning poderia utilizar essa forma de rifle para atirar...



Já a Blaze Edge em sua forma de espada não apresenta mecanismos de articulação. É até bem feita, com bom acabamento de pintura. Para colocar a espada na mão da Lightning é preciso encaixar um pequeno furo no punho da Blaze Edge a um pino na palma da mão. A Lightning só consegue empunhar a espada com a mão direita, pois a mão esquerda não tem pino e nem formato para segurar a espada.
Confesso que foi decepcionante saber que a Blaze Edge na figura não teria mecanismos para transformar de rifle para espada, mas como veio as duas opções, essa decepção foi um pouco amenizada.


Ponto positivo para a Square-Enix por reformular as articulações para dar maior mobilidade a figura, além da adoção de bastante material maleável às roupas para remover restrições de movimentação por causa delas. A Lightning possui um pino ligando o tórax com o abdómen, sendo escondido pelo cinto: essa articulação permite uma infinidade de poses no tronco, bem compatível a sua forma bem atlética apresentada no game.
Mas se por um lado as novas articulações são boas para maior dinâmica, elas, na minha opinião, também são pontos fracos na estética da figura: são realmente muito feias e esquisitas na aparência. Ponto negativo também por não se empregar nenhuma articulação nova aos cotovelos da figura, que só dobram em ângulo de 90°. Também senti falta de articulações nos punhos, pois nas figuras de FMA Brotherhood foram empregadas articulações.


Base-suporte: com certeza um ítem completamente inútil que a Square-Enix deve melhorar; é muito grande, a haste articulada parece frágil e as articulações em catraca são muito fracas para sustentar a figura. Só serve para "assegurar" que a figura já equilibrada em pé não tombe. Não dá para manter a figura em uma pose mais dinâmica, como foi apresentado em algumas fotos promocionais de FMA Brotherhood. Ela pode facilmente ser desmonada e unida a outras bases. Como não vejo utilidade nela, mantenho guardada na caixa...
A figura Play Arts Kai da Lightning é uma figura bem legal, mas carece de uma melhor escultura facial e de uma base melhor. Certo é que Lightning não tem apelo sexy ou de beleza no game, sendo uma personagem muito dura e séria... E uma foto comparativa entre a figura da Lightning (Kai) e a Play Arts FFX da Yuna: uma diferença muito grande de tamanhos! Eu prefiro o tamanho das figuras antigas.

Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 37
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Review - Play Arts Kai Lightning

Mensagem por Trunks68 em Ter Jul 27, 2010 10:45 am

A Lightning ficou muito bonita!!! Pena a escala dos Play Arts ter mudado...

Trunks68
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 8555
Idade : 36
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 09/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Review - Play Arts Kai Lightning

Mensagem por rafaelft em Ter Jul 27, 2010 12:19 pm

Parabéns pelo review, muito bom!!!

Tenho a mesma opinião que no review do Snow e também acho que a escultura facial do Snow foi muito melhor....

Assim como na Ash (por sinal a escultura facial de play-arts mais feia que eu já vi), a Lightning deixou a desejar. A base, se conseguisse sustentar o peso da figura e fosse um pouco menor, seria perfeita, pois gostei da possibilidade de unir várias bases...


rafaelft
Mini-estátua

Número de Mensagens : 1639
Idade : 28
Localização : Mauá
Data de inscrição : 09/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Review - Play Arts Kai Lightning

Mensagem por ZhyZhak em Ter Jul 27, 2010 1:01 pm

Review de Primeira qualidade Bento, vc esta se especializando hein!!! sobre a figura achei estranho os joelhos da Squall de calcinha

ZhyZhak
Mini-estátua

Número de Mensagens : 1978
Idade : 31
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 10/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Review - Play Arts Kai Lightning

Mensagem por Fpellucci em Ter Jul 27, 2010 6:01 pm

Muito bom o review!! Parabéns.

Mas essa de mudarem a escala não foi uma boa idéia.

Fpellucci
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 9066
Idade : 38
Localização : Uberlândia
Data de inscrição : 03/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Review - Play Arts Kai Lightning

Mensagem por fototralhas em Ter Jul 27, 2010 7:46 pm

Também concordo que a OOParts tem seus problemas em esculturas faciais e já é de longa data mas dentro que já se esperava achei que ficou até aceitável. Não deixaria de comprar a Lightining por isso (como fiz com a Ashe). Mas essa escala nova está me incomodando muito -__-" Queria deixar todos meus AF´s de FF juntos. E essa articulação do joelho é um dos troços mais feios ever que já vi :( Dava pra enganar nas figuras de FMA e no Snake mas numa figura que a perna está exposta é bronca. Se comprar uma terá que ficar com a perna reta :( Ainda sim acho uma boa figura. Vai ficar de castigo no final da lista de prioridades por conta das bolas fora mas vai estar lá
Valeu Bento por mais um excelente review !

fototralhas
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 2765
Idade : 33
Localização : Recife
Data de inscrição : 01/06/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Review - Play Arts Kai Lightning

Mensagem por elemental em Qua Jul 28, 2010 12:57 am

Não sabia que a Lightning era tão grande assim ahuauhhuah

cara, mandou muito bem na review, super detalhada e a qualidade das fotos estão excelentes =)

elemental
Figurine

Número de Mensagens : 357
Idade : 27
Localização : Brasília
Data de inscrição : 28/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Review - Play Arts Kai Lightning

Mensagem por Bento em Qua Jul 28, 2010 1:33 am

Trunks68 escreveu:A Lightning ficou muito bonita!!! Pena a escala dos Play Arts ter mudado...
Valeu Trunks68! É uma figura bonita e legal, mas peca na escultura de rosto. Eu sinceramente nao gostei desse novos tamanhos que deixou o preço quase o dobro em relação a linha antiga.

rafaelft escreveu:Parabéns pelo review, muito bom!!!

Tenho a mesma opinião que no review do Snow e também acho que a escultura facial do Snow foi muito melhor....

Assim como na Ash (por sinal a escultura facial de play-arts mais feia que eu já vi), a Lightning deixou a desejar. A base, se conseguisse sustentar o peso da figura e fosse um pouco menor, seria perfeita, pois gostei da possibilidade de unir várias bases...
Valeu rafaelft! Só comprei a Ash porque queria a coleção de FFXII completa, pois para mim que só joguei FF a partir do PS2 é o melhor jogo de FF que já joguei, mesmo sabendo que ela tinha ficado baranga. Mas daí a Square-Enix nem solta uma Fran Play Arts Quando vi as primeiras fotos promocionais das novas bases da linha Kai, juro que pirei: reclamava sempre das bases da linha antiga Play Arts por não permitirem poses de movimentos nas AFs e agora isso seria possível! Mas daí a decepção ao receber as figuras de FMA: as bases novas não servem para nada, nem para manter a figura em pé. E digo mais: ao vivo a haste articulada é bem pior; vc nota que é uma coisa bem vagabunda mesmo, com peças ocas que parecem que vão quebrar.

ZhyZhak escreveu:Review de Primeira qualidade Bento, vc esta se especializando hein!!! sobre a figura achei estranho os joelhos da Squall de calcinha
Valeu ZhyZhak! Também "chorei" ao ver quão horrível ficaram essas articulações novas dessa linha Kai Por mim, poderiam manter as articulações tradicionais que eu considerava ótimas. Bom, deve também ter decepcionado a equipe criativa da Square-Enix: prevejo uma mudança nos tipos de articulações para as próximas figuras

Fpellucci escreveu:Muito bom o review!! Parabéns.

Mas essa de mudarem a escala não foi uma boa idéia.
Valeu Fpellucci! Também odiei eles terem mudado o tamanho das figuras, mas até tinha perdoado de início, já que eles colocaram aquele sub-título pomposo de "Black Label Collector", parecendo coisa de wisk... Ao receber as figuras e perceber que só o tamanho tinha aumentado (e o preço) e a qualidade igual as figuras antigas, comecei a me decepcionar com essas novas coleções. Mas encomedei o Snake e pretendo pegar a Bayonetta, mas rezo para que a Revoltech (mais provável) ou figma comece a lançar figuras de games block busters. Uns Revoltechs de Resident Evil, MGS e SSFIV seriam tudo de bom.

fototralhas escreveu:Também concordo que a OOParts tem seus problemas em esculturas faciais e já é de longa data mas dentro que já se esperava achei que ficou até aceitável. Não deixaria de comprar a Lightining por isso (como fiz com a Ashe). Mas essa escala nova está me incomodando muito -__-" Queria deixar todos meus AF´s de FF juntos. E essa articulação do joelho é um dos troços mais feios ever que já vi :( Dava pra enganar nas figuras de FMA e no Snake mas numa figura que a perna está exposta é bronca. Se comprar uma terá que ficar com a perna reta :( Ainda sim acho uma boa figura. Vai ficar de castigo no final da lista de prioridades por conta das bolas fora mas vai estar lá
Valeu Bento por mais um excelente review !
Valeu fototralhas! Mas pelo título "Black Label Collector", acho imperdoáveis essas esculturas meia-bocas da Lightning e Vanille... Já encomendei o Snake, mesmo não tendo jogado o jogo do PSP, mas vale pelo personagem em si. Mas nem cogito colecionar a série, apesar de ter gostado das "máquinas" que serão lançadas. Esperarei de joelhos por uma coleção da Revoltech, esses sim tem figuras mecânicas interessantes e numa escala que acho legal. Outra figura que possívelmente irei comprar será a Bayonetta, essa também pela personagem em si, pois como opção de AF só tem essa da Play Arts Kai. Rezando para a Kaiyodo pegar essas franquia de games

elemental escreveu:Não sabia que a Lightning era tão grande assim ahuauhhuah

cara, mandou muito bem na review, super detalhada e a qualidade das fotos estão excelentes =)
Obriagdo elemental! É que as AFs Play Arts nãotem escala mesmo... Bom, tem o lance de que cada FF se passa em "mundos" diferentes, daí pode ser que a Lightning seja mesmo uma giganta . Bom, repetindoque não gostei desses novos tamanhos e prefiro AFs de tamanhos menores, não tão pequenos a ponto de perder os detalhes...

Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 37
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Review - Play Arts Kai Lightning

Mensagem por kabat em Qua Jul 28, 2010 9:10 pm

Parabéns pelo review, Bento!
Só é chato essa falta de escala da Square. Desanima os colecionadores a completarem a coleção.

kabat
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7999
Idade : 102
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 01/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Review - Play Arts Kai Lightning

Mensagem por Bento em Qui Jul 29, 2010 12:44 am

kabat escreveu:Parabéns pelo review, Bento!
Só é chato essa falta de escala da Square. Desanima os colecionadores a completarem a coleção.
Valeu kabat!

Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 37
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Review - Play Arts Kai Lightning

Mensagem por Trunks68 em Sex Jul 30, 2010 3:18 pm

Bento escreveu:
Trunks68 escreveu:A Lightning ficou muito bonita!!! Pena a escala dos Play Arts ter mudado...
Valeu Trunks68! É uma figura bonita e legal, mas peca na escultura de rosto. Eu sinceramente nao gostei desse novos tamanhos que deixou o preço quase o dobro em relação a linha antiga...
Preciso ver ao vivo pois nas fotos achava que o rosto tinha ficado bonito...

Trunks68
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 8555
Idade : 36
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 09/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Review - Play Arts Kai Lightning

Mensagem por Bento em Sab Jul 31, 2010 12:59 am

Trunks68 escreveu:Preciso ver ao vivo pois nas fotos achava que o rosto tinha ficado bonito...
Bom, considerando que a Square-Enix Products não é lá muito famosa pela escultura de suas figuras, visto que não tem um escultor "estrela" e sim uma equipe, até que não ficou tão feia; só achei que o rosto ficou muito quadrado para uma personagem feminina. E tem um olhar meio perdido, vago... A melhor escultura facial de personagens mais "realistas" da linha Play Arts acho que é da Yuffie de FFVII AC e da Yuna de FFX; as demais figuras com traços mais mangá já tem uma escultura mais bem feitas, talvez por serem mais simples...

Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 37
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Review - Play Arts Kai Lightning

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:31 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum