Galeria de Arte - Bento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Galeria de Arte - Bento

Mensagem por Bento em Sab Jun 19, 2010 1:28 am

Não sou desenhista profissional, nem trabalho na área de criação, mas gosto muito de fazer ilustrações e ainda guardo pretensões de publicar alguns fanzines (só preciso de tempo para por tudo em prática).

Como minhas primeiras artes, estou postando umas ilustrações que criei nessa semana para um concurso de criação de personagens para o jogo On-Line [Fantasy Earth Zero], pelo site de arte devianART. Desenho finalizado a mão e pintado digitalmente no GIMP (só tenho noções básicas do programa e por isso as imagens parecem pintadas com lápis de cor ou canetinha... Nota mental: preciso aprender a mexer mais no programa). Espero que gostem!

Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671

Re: Galeria de Arte - Bento

Mensagem por Misko em Sab Jun 19, 2010 6:27 am

Bem bacana as suas criações Bento!Parabéns tambem pela criatividade!! Joy

Misko
Heroclix

Número de Mensagens : 67

Mensagem por TÉI em Sab Jun 19, 2010 7:32 am

Noossa Bento!!

Além de muito bem desenhados e pintados, a criatividade rolou solta nestes personagens! Parabéns pelo trabalho!

Tem outros personagens ou histórias que vc também tenha feito?

TÉI
Administrador

Número de Mensagens : 7662

http://www.estatuaslimitededition.com

Mensagem por m4rc3low em Sab Jun 19, 2010 9:24 am

Rapaz, o cabra é bom de traço.
Curti muito seus desenhos, Bento. Parabéns!
Quanto eu tiver um tempinho, vou postar uns desenhos meus aki tb!

m4rc3low
Loja Limited Edition

Número de Mensagens : 38137

Mensagem por Bento em Sab Jun 19, 2010 3:07 pm

Misko escreveu:Bem bacana as suas criações Bento!Parabéns tambem pela criatividade!! Joy
Valeu Misko! O resultado do concurso ainda não saiu e tem muitos trabalhos bem feitos. Sempre quis trabalhar em criação de personagens de game, mas o mercado brasileiro é meio difícil de se entrar e ainda por cima não sou formado em nenhuma área de arte... Sou formado na área de exatas...

TÉI escreveu:Noossa Bento!!

Além de muito bem desenhados e pintados, a criatividade rolou solta nestes personagens! Parabéns pelo trabalho!

Tem outros personagens ou histórias que vc também tenha feito?
Valeu TÉI. Só faço uns desenhos de vez em quando, mais para concursos, voltado para traços em mangá, pois sou formado na área de exatas. De história em quadrinhos já tive um trabalho publicado na QUADRECA (revista de quadrinhos da ECA-USP), mas era uma história bem bobinha de quatro páginas e desenhada lá pelo ano de 1998. Tenho uns rascunhos e roteiros guardados, mas ainda fermentando para quando tiver tempo para me dedicar a isso.
Em 2008 criei uns mascotes para um concurso da festa do Centenário da Imigração Japonesa, mas o concurso foi cancelado porque o Maurício de Souza ficou responsável pela criação do tal mastote. Mas o pessoal da organização da Festa do Centenário gostou tanto dos mascotes que adotaram eles para o Festival do Japão, festival que acontece todos os anos do centro de Exposições da Imigrantes, em São Paulo.
Também já ganhei um PS2 num concurso para criação de mascote para uma agência de Turismo.

m4rc3low escreveu:Rapaz, o cabra é bom de traço.
Curti muito seus desenhos, Bento. Parabéns!
Quanto eu tiver um tempinho, vou postar uns desenhos meus aki tb!
Valeu m4rac3low! Posta sim, que eu acho bem legal conferir a arte do pessoal do fórum. Seu avtar também é bem legal. Foi vc que criou?

Bento
Legendary Scale Figure

Mensagem por Trunks68 em Seg Jun 21, 2010 10:34 pm

Belos trabalhos, Bento!!! Legal saber que os mascotes do Festival do Japão são seus!!! Todos os anos temos ido, aliás, está chegando o deste ano!!! Tomara que tenha o kare importado novamente!!!

Trunks68
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 8555

Mensagem por kabat em Ter Jun 22, 2010 12:57 am

Parabéns pelas ilustrações, Bento! A "necromancer" está muito legal.

trunks, vou passar no festival desse ano também (minha mãe quer ir), mas kare (curry) eu dispenso

kabat
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7999

Mensagem por Bento em Ter Jun 22, 2010 1:00 am

Valeu Trunks68 e kabat! Também vou prestigiar o Festival desse ano: gosto muito da lula grelhada que sempre tem lá!

Bento
Legendary Scale Figure

Mensagem por pavlov cesak em Ter Jun 22, 2010 1:41 am

Bento parabens, seu traço é muito legal, e mais importante que o traço, sua imaginação é a cereja do bolo, parabens.

pavlov cesak
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 9224

Mensagem por Bento em Ter Jun 22, 2010 2:11 am

pavlov cesak escreveu:Bento parabens, seu traço é muito legal, e mais importante que o traço, sua imaginação é a cereja do bolo, parabens.
Valeu pavlov! Pior que tinha intensão de "criar" ainda mais personagens, mas como só fiquei sabendo da promoção no domingo anterior e a data limite era até 18 desse mês, algumas ideias absurdas ainda ficaram de fora, hehe.

Bento
Legendary Scale Figure

Mensagem por m4rc3low em Ter Jun 22, 2010 8:01 am

Bento escreveu:
Valeu m4rac3low! Posta sim, que eu acho bem legal conferir a arte do pessoal do fórum. Seu avtar também é bem legal. Foi vc que criou?

Vou postar sim! Estou separando uns rabiscos aki pra mostar pra galera. e sobre o meu avatar, Que nada! Não tenho essa habilidade toda não... Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

m4rc3low
Loja Limited Edition

Número de Mensagens : 38137

Mensagem por Trunks68 em Ter Jun 22, 2010 3:16 pm

kabat escreveu:Parabéns pelas ilustrações, Bento! A "necromancer" está muito legal.

trunks, vou passar no festival desse ano também (minha mãe quer ir), mas kare (curry) eu dispenso
É que o kare que comi no ano passado em uma das lojas tinha o mesmo sabor dos que eu tinha comido lá no Japão!!! Diferente dos feitos aqui e que eu já gosto bastante...

Trunks68
Legendary Scale Figure

Mensagem por Lam em Ter Jun 22, 2010 8:57 pm

Maneiro os desenhos, sugiro que foque seus estudos artisticos em ARTEFINAL. Expessura do traço, saber usar o grosso e fina no contorno, faz toda diferença no trabalho.

Lam
Estátua life size

Número de Mensagens : 10392

http://rafaellam.com.br/

Mensagem por Bento em Qua Jun 23, 2010 12:34 am

Lam escreveu:Maneiro os desenhos, sugiro que foque seus estudos artisticos em ARTEFINAL. Expessura do traço, saber usar o grosso e fina no contorno, faz toda diferença no trabalho.
Valeu pelas dicas Lam. Com certeza ainda preciso aprender a usar canetas tipo pena, pois atualmente utilizo canetas técnicas de ponta porosa.

Bento
Legendary Scale Figure

Mensagem por Lam em Qua Jun 23, 2010 10:45 pm

Não estou nem falando do material. Estou falando da técnica mesmo, você só faz o contorno fino, seria legal variar a linha.

Se você usar tiver tablet, recomendo o programa Paint Tool Sai.

Lam
Estátua life size

Número de Mensagens : 10392

http://rafaellam.com.br/

Mensagem por Trunks68 em Seg Jul 18, 2011 12:33 am

Muito legal os seus "mascotes" do Festival do Japão!!! Vi no folder que citaram o seu nome como criador deles!!! Very Happy

Trunks68
Legendary Scale Figure

Mensagem por Usys 222 em Seg Jul 18, 2011 8:57 pm

Respondida a pergunta que eu fiz no blog. Drop
As idéias dos personagens são bem interessantes! Ficou bem feito, sim! Tem mais algum? Excited
Queria ter paciência (e talento) para saber desenhar. AFF

Usys 222
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3245

http://usys222.blogspot.com/

Mensagem por Bento em Seg Jul 18, 2011 9:49 pm

Trunks68 escreveu:
Muito legal os seus "mascotes" do Festival do Japão!!! Vi no folder que citaram o seu nome como criador deles!!! Very Happy

Usys 222 escreveu:Respondida a pergunta que eu fiz no blog. Drop
As idéias dos personagens são bem interessantes! Ficou bem feito, sim! Tem mais algum? Excited
Queria ter paciência (e talento) para saber desenhar. AFF
Valeu Trunks e Usys! Esses desenhos já tem 4 anos, o que me deixa bem feliz, pois já fazem 4 anos que eles são usados como mascotes do Festival do Japão. Um pouco sobre esses desenhos: criei eles em 2008 quando anunciaram um concurso para selecionar "mascotes" para a comemoração do "´Centenário da Imigração Japonesa no Brasil"; meu trabalho foi selecionado como finalista, mas no fim, o Maurício de Souza foi convidado a criar os mascotes e o concurso acabou cancelado. Mas como a Organização das festividades do Centenário é/era o mesmo do Festival do Japão, eles gostaram dos desenhos e acabaram adotando os mascotes para o Festival.

Atualmente estou trabalhando em um outro casal de mascotes para o Tanabata Matsuri da Liberdade que também será para o Vale Festival (evento ainda em criação para ser realizado em São José dos Campos). Já fiz uns squets, mas ainda não é oficial.

Bento
Legendary Scale Figure

Mensagem por nilucifer13 em Sab Jul 30, 2011 10:00 am

Shows seus trampo cara!!! Dahora mesmo, e vc é criativo para criar os pesonagens eu so muito ruim nisso Dry mas pq você não dá uma sapiada no photo? No começo dá trabalho mas pegando a manha tem muito recurso pra vc!!!
Valew cara t+ E Parabéns!

nilucifer13
Heroclix

Número de Mensagens : 40

Mensagem por Midas em Qua Out 31, 2012 2:57 pm

Muito talentoso..personagens muito bacanas, faça um HQ deles. Concratz

Midas
Busto

Número de Mensagens : 1468

Mensagem por Bento em Dom Out 13, 2013 4:19 pm

Será que alguém sabe como funciona este mercado de ilustração? Faço umas ilustrações para uma empresa especializada em eventos, mas acho que estou sendo explorado. Sempre me contatam quase em cima da hora e me pagam o mesmo valor de 4 anos atrás. Pois é, não tenho coragem de cobrar a mais, por desconhecer como funciona o mercado, mas também acho que não estão me pagando o justo, já que as ilustrações que faço são usadas de forma "vitalícia" e geralmente não é só a criação dos mascotes, e sim a criação do conceito, nomes etc e um jogo de poses pro personagem...

Bento
Legendary Scale Figure

Mensagem por Bento em Sab Abr 12, 2014 11:24 am

Aos que gostam de desenhar mas desistem pelas adversidades e barreiras que os "outros" impõem, deixo um relato sobre o que aconteceu comigo e com meus desenhos. Não são relatos de um profissional da área, apenas um relato de um desenhador por hobby.

Comecei a me interessar por desenho, principalmente em estilo japonês ou, como é conhecido aqui no ocidente, estilo mangá, lá pelos anos de 1990. Meus pais sempre me incentivaram a praticar arte, me matriculando em cursos de pintura, mesmo sendo a minha família de classe média. Eram cursos simples, sem muita didática; enfim, curso prático mais para passar o tempo mesmo. Nunca fiz cursos profissionais em desenho, mas sempre gostei de desenhar.

Em 1997 participei de um concurso de uma Associação de fãs de mangá da cidade de São Paulo. Muita gente que me conhecia dizia que não valia a pena participar do concurso, já que a própria Associação fornecia um curso pago e por isto justificavam que as chances de ganhar seriam zero. Lógico, faz sentido pensar que sendo um concurso patrocinado por uma Associação que fornecia um curso pago, melhor prestigiar os alunos do curso do que um inscrito que nunca teve contato com esta Associação. No famoso termos/pensamento: "só ganha quem é da panelinha". Enfim, indiferente a isto, participei sem muitas pretensões, mais pelo incentivo de minha família do que pela premiação. E no fim acabei ganhando uma Menção Honrosa, que me deixou muito satisfeito pela participação.

Em 1998 participei novamente deste mesmo concurso. Tinha ingressado na faculdade, tempos difíceis e meu pai faleceu. Acabei ganhando a 5ª colocação do Concurso, mas por ainda estar de luto, nem cheguei a buscar o trófeu. Até a Associação chegou a ligar para mim perguntando se iria buscar a premiação, mas de luto, agradeci a atenção mas disse que estava indisponível pra ir ao evento de premiação.

Já perto dos anos 2000, teve uma edição da Anime Friends que teve concurso de criação de Mascote para uma agência de viagem. Participei e não é que pra minha surpresa acabei ganhando o prêmio e a mascote criada foi utilizada em algumas propagandas. Bom, ela foi redesenhada por outro ilustrador da agência de publicidade, mas só de reconhecer que aquela mascote foi minha criação, me deixou muito satisfeito. Ah, e foi assim que consegui meu primeiro PlayStation 2, só que era versão japonesa (travada), mas por coincidência tinha um amigo do meu irmão que tinha jogos japoneses pra emprestar.

Em 2008, houve o concurso para Mascote comemorativo do Centenário da Imigração Japonesa, que participei também. Mandei um trabalho bem caprichado, tipo Artbook com CD. Cheguei a receber uma carta informando que meu trabalho estava entre os finalistas, mas no fim o concurso acabou sendo cancelado: a justificativa era que os trabalhos inscritos não atenderam as expectativas dos organizadores. Por fim, o Estúdio Maurício de Souza acabou criando o mascote oficial. Tudo perdido: não. Foi então que um membro da comissão organizadora da Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa também era membro da organização do Festival do Japão (evento da cidade de São Paulo) e disse que tinha muito interesse em utilizar os mascotes que criei para representarem o Festival do Japão. Com isto acabei cedendo os direitos dos mascotes para o Festival do Japão e acabei ganhando uma comissão equivalente a metade do valor da premiação do concurso. Ainda, logo depois os Estúdios Maurício de Souza lançaram a Turma da Mônica Jovem estilo mangá; nesta mesma proposta de cessão de direitos dos mascotes, recebi um contato dos Estúdios Maurício de Souza para passar meu "portifólio". Porém, como sou formado em Engenharia Civil e não tenho formação nenhuma em desenho artistico, quadrinhos etc, não tinha nenhum portifólio para apresentar; agradeci o contato informando isto, que minha formação profissional era outra e que não tinha experiência nenhuma com artes.

Coincidências a parte, notem que as roupas e as bandeirinhas no meu mascote e no mascote do Maurício de Souza:

Depois disto, fiz ainda mais algumas criações exporádicas de mascotes pra agência de publicidade: para os festivais do bairro da Liberdade, Vale Matsuri 2013, Santos Matsuri 2013 e Japan Matsuri da cidade de Osasco.

Enfim, o que eu quero passar é que apesar de não ser profissional, este hobby já me rendeu boas oportunidades e recompensas. E por mais difícil que as coisas sejam, é necessário começar de algum lugar: sem iniciativa não se chega a lugar algum. Tem gente que desenha super bem, mas que por medo ou pensamentos excecivamente pessimistas deixa as oportunidades passarem: não seja um deles!!!

Bento
Legendary Scale Figure

Mensagem por Meconio em Sab Abr 12, 2014 12:01 pm

Grande Bento!!! Não conhecia esse seu lado artístico!! Very Happy
Gostei dos desenhos, e principalmente da criatividade. Parabéns :)

Meconio
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7475

Mensagem por andrefranca em Sab Abr 12, 2014 12:40 pm

Cara...francamente...obrigado por esse seu testemunho...Já estava pensando em voltar a desenhar, e depois de ter lido isso, me motivou muito...agradeço por isso...valeu meu amigo.    Thumbleft 
E parabéns

andrefranca
Mini-busto

Número de Mensagens : 505

Mensagem por Usys 222 em Sab Abr 12, 2014 1:16 pm

Bonita a mensagem, Bento! Realmente a gente não pode desistir sem nunca ter tentado.
O mercado de desenho é bem pantanoso e é preciso tomar cuidado com gente que tenta se aproveitar do seu talento. Acompanhei de lado (tinha amigos do ramo) e era o que eles sempre diziam. E é esse tipo de coisa que mata talentos.

Bento escreveu:Será que alguém sabe como funciona este mercado de ilustração? Faço umas ilustrações para uma empresa especializada em eventos, mas acho que estou sendo explorado. Sempre me contatam quase em cima da hora e me pagam o mesmo valor de 4 anos atrás. Pois é, não tenho coragem de cobrar a mais, por desconhecer como funciona o mercado, mas também acho que não estão me pagando o justo, já que as ilustrações que faço são usadas de forma "vitalícia" e geralmente não é só a criação dos mascotes, e sim a criação do conceito, nomes etc e um jogo de poses pro personagem...

No Sushi POP, um blog que estou acompanhando agora, tem uma matéria bem interessante que fala sobre isso: http://nagado.blogspot.com.br/2011/11/trabalhando-por-moedinhas.html
Não chega a ser uma resposta, mas acho que dá para refletir sobre o assunto e é bom para quem está pensando em ser profissional da área. Também tinha um vídeo do You Tube que falava sobre palavras que um designer sempre ouve, mas não me lembro de onde estava.

Usys 222
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3245

http://usys222.blogspot.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:36 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: