[Kaiyodo] Revoltechs e afins

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Kaiyodo] Revoltechs e afins

Mensagem por Bento em Seg Maio 11, 2015 7:49 pm

Empresa: Kabushikigaisha Kaiyodo (Kaiyodo Ltda.)
País sede: Japão
Representante/importadoras em outros países: não possue/sem informação
Principais linhas:

Revoltech: são figuras articuladas cuja principal característica são as revol-joints, articulações desenvolvidas especialmente para estas figuras. A linha Revoltech é uma linha extensa que surgiu em 2006, compreendendo inicialmente robôs de animações japonesas e posteriormente expandiu para personagens de animações japonesas, personagens de games e personagens de filmes. A linha Revoltech é subdividida pelas seguintes linhas:

Revoltech Yamaguchi Series: a série leva o nome de seu principal escultor, Katsuhisa Yamaguchi. A maioria das figuras são de mechas (robôs de séries japoneses), porém há também alguns personagens humanóides de games e de animações japoneses. É a série mais antiga, sendo produzida desde 2006 a 2014. As figuras inicialmente tinham tamanhos entre 120mm a 140mm e a partir de 2009, com uma reformulação de todas as coleções (Neo Revoltech), as figuras passaram a ter 140mm a 160mm. Ao total foram lançadas aproximadamente 150 figuras, sendo 140 em versões standards e outros em versão EX (exclusivas).


Revoltech Hokuto no Ken Revolution: série exclusiva para figuras articuladas dos personagens de Hokuto no Ken (no ocidente, conhecido como Fist of The North Star). Iniciada em 2008, em comemoração aos 25 anos da série. O escultor principal é Ken Matsura. As figuras tem em torno de 150mm, com um cavalo gigante na série. Ao total foram lançadas 23 figuras standards, encerrada em 2010. Existe uma versão exclusiva da figura Nº17 Kenshiro toda dourada, sendo exclusiva.


Fraulein Revoltech: série exclusiva para figuras articuladas de personagens femininas em geral (de animações e quadrinhos japoneses). Aqui é introduzida o protótipo E.L.F., cuja proposta era criar figuras articuladas com formas femininas elegantes e bem articuladas. A coleção começou em 2008, passando por um hiato entre maio de 2009 a maio de 2010. Principal escultor e criador do protótipo E.L.F.: Tomohide Enoki. A série aparentemente encerrou em 2011, porém há anúncio de uma figura da Yoko School Uniform version para 2015, sendo exclusiva e promocional do longa animado de Tengen Toppa Gurren-Lagann. Abaixo o protótipo E.L.F., cujo protótipo teve 3 gerações (alteralções no protótipo original). As figuras tem em média 150mm.


Queen's Blade Revoltech: série exclusiva para figuras articuladas da série de game-book Queen's Blade/Queen's Gate/Queen's Blade Rebellion. A série é totalmente de personagens femininas, porém não é utilizado o protótipo E.L.F. da linha Fraulien. A prinicipal característica é que as figuras são cast-offa ble (tirar a roupa), apresentando peças de roupas em versão battle-damage. É uma coleção para +18, sendo que as figuras tem bicos nos seios esculpidos e pintados e pepequinhas esculpidas. Iniciada em 2009 e encerrada em 2012. Principais escultores: Yuuki Ooshima, Eichiro Matsumoto e Takeshi Miyagaya.


Assemble Borg: é uma linha original da Revoltech, sendo desenvolvida por Yasuhiro Nightow's Toy Tribe. São personagens cibernéticos e a ideia seria intercambiar as peças das figuras entre si. Iniciou em 2008 e encerrou em 2011. Mais tarde a linha foi reeditada chamando Assemble Borg Nexus, lançando peças em 2013. Curiosamente, apesar de ser uma série original, ela não era catalogada junto das outras séries Revoltech.


Sci-Fi Revoletch: série exclusiva para figuras articuladas de personagens de filmes (tanto ocidentais como japoneses). Aqui temos figuras de longas animados (figuras dos filmes da Pixar), filmes americanos atuais (Batman, Homem de Ferro, Predador, Alien, etc.) e antigos (Os argonautas) e filmes japoneses de ficção científica (kaijus). A série iniciou em 2010 e encerrou em 2014. Além de personagens, existem figuras de veículos. A série aparentemente terá uma nova figura para 2015, que é a figura do Delorean (mas aparentemente não é mais chamada de Sci-Fi Revoltech). Aqui existem vários escultores envolvidos.


Revoltech Pixar Collection: foram apenas 6 figuras, de 2011 a 2012, exclusivos dos filmes da Pixar: Procurando Nemo, WALL-E, Carros, Os incríveis, Toy Story e Monstros S.A. Diferente dos personagens da Pixar lançados na linha Sci-Fi Revoltech, estas figuras são menores.


Revoltech Takeya: série de figuras articuladas cujo principal escultor é Takayuki Takeya, muito conhecido por esculpir figuras com muitos detalhes. A série teve início em 2012 e encerrou em 2014. A principal coleção é a Buddhist Statue Collection, que são figuras articuladas de divindades budistas. Mas também teve uma série pequena de personagens de Gegege-no-Kitarou, que são personagens fantasmagóricos do floclore japonês.


Neo Revoltech: em 2009 a Kaiyodo resolveu padronizar todas as coleções (Yamaguchi, Hokuto no Ken e Fraulein), sendo anunciada como Neo-Revoltech. Porém, basicamente o que foi feito foi a padronização do tamanho das caixas, que antes cada linha tinha tamanhos diferentes. Também foi padronizada a numeração das figuras, sendo que as figuras passaram a receber a numeração NR-00X. As Queen's Blades foram lançadas neste mesmo ano e também tinham as caixas nos mesmo tamanhos das outras linhas, apesar de ter um design diferenciado. Mais tarde foram introduzidas as séries Sci-Fi e Takeya, também com as mesmas dimensões de caixas. Curiosamente as figuras de Queen's Blade, Sci-Fi e Takeya não tem uma numeração correspondente aos Neo Revoltechs.

Legacy of Revoltech: em 2014 foram encerradas todas as linhas de Revoltech, mas quando anunciadas como relançamento, passaram a receber o título de Legacy of Revoltech. Portanto é uma denominação para relançamentos de figuras.


revolmini: em 2014, com encerramento basicamente de todas as coleções de Revoltechs, foram anunciados os revolminis, que são figuras articuladas com as Revol-Joints de menores dimensões, em figuras de tamanho de 100mm. Até o presente momento só foram lançadas figuras humanoides. Escultor principal: Katsuhisa Yamaguchi.


TK project: tem como principais escultores Takayuki Takeya e Takashi Yamaguchi; basicamente é uma continuação da linha Buddhist Statue Collection, mas agora são apresentados seres mitológicos do folclore asiático.


STAR WARS: REVO: é uma coleção atual destinada ao lançamentos de figuras da franquia Star Wars.

Apesar de muitas séries canceladas, a maioria do catálogo de Revoltech ainda se encontra em venda constante. Também são lançadas novas figuras de tempos em tempos, como o caso do lançamento das Tartarugas Ninjas que saíram após o encerramento das linhas tradicionais em 2014.

Outras coleções não-Revoltech:

Mega Sofubi Advanced: são figuras estáticas feitas em vinil. São bem grandonas, porém muito caras.

Miniaturas em geral: para quem não conhece, na verdade o maior carro chefe da Kaiyodo Ltda. é mesmo as miniaturas vendidas como Gashapon (aquelas máquinas que você coloca uma moeda e sai uma cápsula com conteúdo surpresa). Ela é responsável por três linhas muito famosas: linha Capsule Q Characters que são compostas por miniaturas de personagens em geral, desde personagens de filmes, personagens de animações e quadrinhos japoneses a personagens folclóricos japoneses; linha Capsule Q Fraulein que são composta basicamente por figuras femininas de animações e quadrinhos japoneses; linha Capsule Q Museum que são compostas por miniaturas de obras de artes, veículos, animais, atrações turísticas entre outras coisas. Em fevereiro de 2015 surge uma nova linha: Capsule One.








Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 37
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Kaiyodo] Revoltechs e afins

Mensagem por Usys 222 em Seg Maio 11, 2015 10:55 pm

Excelente a matéria sobre a Kaiyodo!

De fato o que dá dinheiro para a empresa é a venda de miniaturas para gashapon, conforme foi contado em um programa da emissora japonesa NHK sobre a empresa. E essas miniaturas são bem detalhadas e esculpidas com esmero. Os artistas da empresa têm bastante liberdade para fazer as coisas.

Nem sabia que existiam tantos modelos de Revoltech. E isso só da Yamaguchi?! Acho uma pena os modelos de mais ou menos 14 cm terem sido descontinuados. Gostava, apesar de tudo.

Um dia tenho que conseguir uma dessas da linha Takeya ou da TK Project.

De qualquer jeito, parabéns por fazer a matéria!

Usys 222
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3245
Idade : 42
Localização : Casa do Boneco Mecânico
Data de inscrição : 18/01/2011

http://usys222.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Kaiyodo] Revoltechs e afins

Mensagem por RicardoCunha em Seg Maio 11, 2015 11:17 pm

Tai muito legal, eu conhecia todas as linhas "grandes" e nunca tinha prestado atenção a essas mini.

Espero muito que relancem como legacy os irmãos Elric, ta uma fortuna hoje em dia.

RicardoCunha
Mini-estátua

Número de Mensagens : 1622
Idade : 30
Localização : Recife
Data de inscrição : 14/10/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Kaiyodo] Revoltechs e afins

Mensagem por Bento em Qua Maio 13, 2015 11:00 pm

Usys 222 escreveu:Excelente a matéria sobre a Kaiyodo!

De fato o que dá dinheiro para a empresa é a venda de miniaturas para gashapon, conforme foi contado em um programa da emissora japonesa NHK sobre a empresa. E essas miniaturas são bem detalhadas e esculpidas com esmero. Os artistas da empresa têm bastante liberdade para fazer as coisas.

Nem sabia que existiam tantos modelos de Revoltech. E isso só da Yamaguchi?! Acho uma pena os modelos de mais ou menos 14 cm terem sido descontinuados. Gostava, apesar de tudo.

Um dia tenho que conseguir uma dessas da linha Takeya ou da TK Project.

De qualquer jeito, parabéns por fazer a matéria!
Bom, estava montando algumas pra retomar o meu blog, mas acabei desistindo. Daí vu uma pessoa perguntando sobre as fabricantes de figuras e decidi reaproveitar o texto para responder. Semana que vem monto um sobre a linha figma e quem sabe algo sobre algumas linhas da Bandai.

RicardoCunha escreveu:Tai muito legal, eu conhecia todas as linhas "grandes" e nunca tinha prestado atenção a essas mini.

Espero muito que relancem como legacy os irmãos Elric, ta uma fortuna hoje em dia.
É, a Kaiyodo não anda divulgando muito a linha revol-mini, mas parece que agora é o carro-chefe deles pras figuras articuladas, sendo que as figuras de 14cm~16cm passaram para lançamentos menos frequentes. Fiquei meio chocado com a descontinuação das séries Yamaguchi, Takeya e Sci-Fi. Queen's Blade e Fraulein já haviam sido congeladas a muito tempo... Quem sabe relançam mesmo as figuras de FMA na coleção Legacy.

Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 37
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Kaiyodo] Revoltechs e afins

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:13 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum