[Review] S.H. Figuarts Space Sheriff Sharivan

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Hiroshi Watari

0% 0% 
[ 0 ]
100% 100% 
[ 4 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
 
Total dos votos : 4

[Review] S.H. Figuarts Space Sheriff Sharivan

Mensagem por Usys 222 em Dom Abr 19, 2015 5:07 pm



Nome: S.H. Figuarts Space Sheriff Sharivan
Escala: Não aplicável (aprox. 1/12?)
Material: PVC, ABS
Fabricante: Bandai
Lançamento: 10/2013 (Japão, por tempo limitado)
Escultor: Não disponível
Preço sugerido pelo fabricante: 4500 ienes
Origem: Sharivan, o Guardião do Espaço

宇宙刑事シャリバン (Uchuu Keiji SHARIVAN, algo como "Policial do Espaço") foi exibido pela primeira vez no Japão em 1983. Den Iga era um patrulheiro florestal no planeta Terra, mas foi gravemente ferido em uma luta com o monstro Buffalo Doubler, da Organização Criminosa Espacial Makuu. O Policial do Espaço Gavan, tocado por sua bravura, o levou para o planeta Bird, onde teve sua vida salva graças às tecnologias avançadas da Federação Galática. Devido ao seu feito heróico, Den foi convidado pelo próprio Comandante Com da Polícia da Federação Galática a se tornar um Policial do Espaço. Den aceitou e após passar por intensos treinamentos, assumiu o posto que era da Gavan: o planeta Terra.
A Terra parecia estar em paz depois que Gavan derrotou Makuu, mas surge uma nova ameaça: a Sociedade Secreta Mad, liderada por Mao Saik, uma entidade biomecânica dotada de grandes poderes psíquicos. Com seu exército de Monstro Malignos, Mao Saik pretendia mergulhar o mundo em caos e corrupção e conquistar toda a galáxia. Den mais tarde descobre que descende de um povo alienígena do planeta Iga, destruído por Mad há dois mil anos atrás. Mad estava atrás do Cristal Iga, um objeto sagrado do planeta e que podia gerar uma poderosa energia, bastante útil aos planos de Mao Saik. Com isso, Den tem mais de um motivo para enfrentar Mad. E no caminho, surgem vários descendentes dos povos de Iga para ajudar Den em sua luta e para um dia reconstruir o planeta de origem de seus ancestrais.


Motivada pelo grande sucesso de 宇宙刑事ギャバン (Uchuu Keiji GAVAN), a Toei decidiu fazer uma sequencia direta, criando uma nova franquia. O personagem Den Iga já havia aparecido no episódio 42 da série anterior e Sharivan fez uma aparição rápida no último capítulo, preconizando a nova série. Den foi interpretado por Hiroshi Watari, uma das maiores lendas dos seriados de Super Heróis japoneses e que ficou bastante conhecido por aqui como o personagem Boomerman em O Fantástico Jaspion. Watari voltaria a fazer um papel principal em 時空戦士スピルバン (Jikuu Senshi SPIELVAN, "guerreiro dimensional"), fez aparições em vários seriados como Metalder, Boukenger, Ultraman Dyna e Kamen Rider W e recentemente reprisou seu papel como Den Iga em 宇宙刑事シャリバン NEXT GENERATION, mostrando que ainda está em forma, interpretando com maestria o "mestre" do novo Sharivan. Watari esteve no Brasil em um evento e um relato emocionante pode ser lido no Blog Sushi POP, junto com uma biografia completa do ator.


A linha de ação foi mantida, mas a série ganhou toques de filmes de terror, com efeitos poltergeist e inimigos vindos do mundo espiritual, como Leider. Esse personagem em especial foi bem marcante e amedrontava as crianças que viam o seriado. O roteirista Shozo Uehara conta que sua filha, na época com 10 anos de idade, desviava o olhar da televisão nas cenas em que Reider aparecia. Hiroshi Watari comenta em seu blog (em japonês) que o seriado teve como uma de suas bases o filme Poltergeist, o Fenômeno e que o nome da vilã Dra. Polter vem do título do filme. Também é contado por ele é que pelo mesmo motivo, o nome do vilão General Guyler, a princípio seria "Oficial Geist".
Assim como o nome de Gavan veio do ator Jean Gabin e o de Shaider foi inspirado em Roy Scheider, por muito tempo pensou-se que o nome "Sharivan" tinha vindo de Ed Sullivan. Mas em uma entrevista, o produtor Susumu Yoshikawa explica que o nome do herói vem da palavra "shine" (brilho), para representar a luz do sol, junto com o "Van" de "Gavan".

Curiosidade: Hiroshi Watari participou da série cômica/policial 警部補 矢部謙三 (Keibuho Yabe Kenzo, ou "Inspetor Kenzo Yabe"), como o policial Amenaka, usando luvas iguais às de Den Iga. Yabe o chama de Uchuu Keiji, pois uma das leituras possíveis para 雨中 (Amenaka) seria "Uchuu". Essa série é famosa por ter participações especiais de atores que trabalharam em seriados de Super Heróis e quase sempre com alguma referência a eles. Além de Watari, participaram Jiro Dan (como o Chefe de Polícia "Hideki Go", mas com uma escrita diferente), Kouji Moritsugu (chefe da quadrinha Murokaze),  Takamasa Suga (policial Yuuki, apelidado de "Ryuki") e Kousei Amano (policial Ren Kiya, apelidado de "Garren"), além de vários outros.


Sharivan é outro herói que fez parte da minha infância, pois o conhecia de revistas japonesas que lia (ou melhor dizer, "via") quando era pequeno. E acabei conseguindo justo um número da Bouken Oh que mostrava a transição do Gavan para o Sharivan. Mas só pude ver desse jeito, pois não tinha em locadoras de vídeos japoneses que eu conhecesse e ainda por cima teria que ir à casa da minha avó ver, já que era um tempo em que Vídeo Cassete era artigo de luxo.



Na época tinha um amigo japonês que havia visto o seriado e ele contava que de fato amedrontador. Dava para notar nessa versão em quadrinhos.

O seriado foi exibido mais tarde aqui no Brasil, e nessa eu via que fazer a tradução na época era jogo duro, aparentemente baseada somente em audição, sem acesso aos roteiros e sem tempo para pesquisas, pois havia muitos erros. Um exemplo seria a definição do "Mundo da Alucinação", que aqui ficou sendo uma espécie de "salão claro" (white hall), quando na verdade seria um "buraco branco" (white hole). A Dra. Polter virou Dra. Porter, pois na época não havia como saber que seu nome veio de Poltegeist. O chefe-vilão "Psycho" virou "Mao Saik". Por outro lado, em diálogos normais a tradução era fiel e algumas adaptações foram muito bem feitas, como o já mencionado "Mundo da Alucinação" e a mudança do nome dos inimigos de "Madoh" para "Mad", que ficou mais apropriado. "Monstro Maligno" também foi uma denominação muito boa.


O conteúdo da caixa. Sharivan também foi comercializado de forma exclusiva pelo site da Bandai. Os acessórios são quase os mesmos do Gavan, a não ser que desta vez a espada laser não tem efeito e está incluída uma arma extra.



Visão de corpo inteiro. Representação perfeita e o visual tem bastante impacto, com uma cromagem vermelha, algo bastante raro (o que segundo um certo Rider "besta" lembra uma embalagem de bombom).




Detalhe da cabeça, perfeita, com as "luzinhas" e a característica "boca" na máscara. Mais uma vez um visual de impacto.



A cabeça pode ser trocada por outra, com o Campo de Observação ativado. O visor é feito de material transparente, mas assim como no Gavan é um pouco turvo. Interessante que agora dá para que que no interior tinha uma parte para o nariz.





Todas as "luzinhas" estão presentes e são pintadas com precisão.


A cromagem vermelha é impressionante. Nas costas existem fendas que talvez sejam dissipadores de calor.




A protoforma é a mesma do Gavan e por isso as articulações têm as mesmas características (e problemas). Os defeitos foram corrigidos e agora a coxa direita está firme e as joelheiras não escapam mais.


Assim como no Gavan, a abertura das pernas para os lados é impressionante e nesse caso, acredito que Hiroshi Watari consiga fazer o mesmo.


A abertura para a frente também é boa, embora em comparação com Watari seja... "mais ou menous".


Mas a figura em sí é bem articulada, podendo fazer esse salto vertical com chute.







- RAIO SOLAR!
Os passos da pose de transformação podem ser feitas sem problemas.




- DETETIVE ESPACIAL SHARIVAN!





A transformação de Sharivan leva apenas um milésimo de segundo (ou seja, 50 vezes mais rápido que o Gavan), o que mostra bem o avanço da tecnologia. A colocação da armadura também seria uma espécie de "Jouchaku" (a mesma do Gavan), mas usando energia do sol, que gera uma Medalha Solar fazendo com que a armadura (Combat Suit) se agregue ao corpo de Den.


Sharivan contava com vários golpes como a Bomba Faísca, girando o corpo...


... e o Chute Sharivan, um chute abrindo e fechando as pernas. Curiosamente, Gavan usou esse golpe contra os Gokaiger, mas dizendo que era o seu Spiral Kick.


O Herói também usava golpes de luta livre, como o Sharivan Cobra, uma variante do Cobra Twist.


Sharivan Elbow, uma cotovelada poderosa.



Um acessório incluído é o Tiro Relâmpago, uma pistola de raios de múltipla utilidade. A peça é incrivelmente detalhada.



Existem duas mãos para segurar a pistola.


A pistola fica firme no coldre, se colocada corretamente. E o coldre também não se solta com facilidade do corpo da figura.


Gavan soltava seus raios das mãos, o que a princípio parece mais prático, mas o Tiro Relâmpago conta com outros tipos de raios, como um raio de calor, um raio paralisante e até mesmo um tiro curativo (que não foi usado no seriado). No cabo existe um kit de primeiros socorros, que pode até fazer transfusão de sangue.


E era divertido ver Sharivan girar a arma no dedo antes de guardá-la no coldre.




Mais algumas fotos com o Tiro Relâmpago.


Estão incluídas as espadas laser, uma delas com a lâmina normal e a outra com a energizada. Pena que não vem incluída a Espada Santificada de Iga.


Comparação com a espada que vem com o Gavan. O cabo tem detalhes diferentes.


Assim como no Gavan, é preciso um pouco de jeito para colocar a espada na mão específica para isso.



Sharivan sacava a espada de um compartimento do braço, mas a pose era um pouco diferente da do Gavan.


Ataque com a espada.


Mesma pose, mas de outro ângulo e com mais peças de efeito (não incluídas).


Está incluída uma mão esquerda para segurar a espada. Com isso é possível representar as cenas em que Sharivan atira com o Tiro Relâmpago enquanto segura a espada com a lâmina para fora.





- ESPADA LASER!
A cena de ativação da Espada Laser é muito bonita, com efeitos de rastro de imagem da lâmina energizada. O fundo musical da Laser Blade é empolgante e o arranjo usado no Sharivan é o meu favorito.




- CHOQUE FATAL SHARIVAN!!!
A beleza visual desse golpe é de altíssimo nível!


Comparação com o Gavan. Existem várias partes em comum.


Gavan foi promovido a Capitão da Patrulha Galática e seu posto foi ocupado por Sharivan.


No último capítulo de Sharivan, Gavan volta a usar seu traje de combate.


- CHUTE ESPIRAL!
- CHUTE SHARIVAN!


- BOMBA VELOZ!
- BOMBA FAÍSCA!


- LASER!
- TIRO RELÂMPAGO!


Os dois fazem vários ataques combinados, fazendo a alegria da criançada.


- DINÂMICO GAVAN!!!
- CHOQUE FATAL SHARIVAN!!!
No final, os dois usaram o golpe fatal ao mesmo tempo. E foi contra um (dois) inimigo(s) em que isso foi mesmo necessário.


Curiosidade: Hiroshi Watari é casado com Emi Shinohara, a dubladora da Sailor Jupiter na primeira versão em desenho animado.



E assim tivemos a apresentação da versão S.H. Figuarts do super herói Sharivan, feita pela Bandai. A figura é feita de forma competente, embora ainda apresente os mesmos problemas do Gavan, como a abertura dos braços. A falta de uma cobertura no vão que se forma ao estender a articulação do tronco também incomoda um pouco. Mas a figura tem um acabamento excelente, com pintura precisa e esculpida com esmero. A pintura cromada é mais uma vez uma vantagem e um problema, já que por um lado ela faz a figura ser muito bonita, mas por outro lado tem riscos de descascamento e de pegar marcas de dedos se não foi manuseada com cuidado (embora o meu exemplar não tenha pego nenhuma durante a filmagem). A troca das mãos é um pouco dura no começo, mas depois se solta e pode ser feita com facilidade. Uma outra bronca é não terem incluído a Espada Santificada de Iga, que Sharivan usou no último capítulo (ainda que por um instante). Nada muito relevante, mas considerando que no Kamen Rider Super 1 se deram ao trabalho de incluírem uma... Recomendo para os fãs do personagem e até mesmo do ator, mas existe a ressalva de que é um item de venda limitada e conseguir um exemplar pode ser muito custoso.

Obs.: Não recebi nada para divulgar a marca dos equipamentos que usei... infelizmente.

Usys 222
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3245
Idade : 42
Localização : Casa do Boneco Mecânico
Data de inscrição : 18/01/2011

http://usys222.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] S.H. Figuarts Space Sheriff Sharivan

Mensagem por Bento em Dom Abr 19, 2015 5:55 pm

Muito ótimo review, Usys. Novamente um review caprichado de informações curiosas tanto da figura como do personagem (e bastidores). Figura caprichada e com acessórios legais; pintura metalizada é sempre muito ótima, mas tem aqueles cuidados básicos, como evitar ficar atritando pra não descascar, ou manusear em excesso.

Não cheguei a acompanhar Sharivan quando passou aqui no Brasil, sendo que prefiro (pelo menos de minha memória afetiva de infância) Jaspion e Jiban. O S.H. FiguArts do Jaspion acabarei incluindo na minha coleção, o mesmo acontecerá se a Bandai lançar um Jiban.

Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 37
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] S.H. Figuarts Space Sheriff Sharivan

Mensagem por Usys 222 em Dom Abr 19, 2015 7:45 pm

Obrigado, Bento!
Confesso que pessoalmente não gosto muito de figuras cromadas. São duras de manusear e de fotografar, já que tenho que sair da frente toda vez que aperto o botão da câmera. E ainda bem que a figura do Jaspion não vai ser cromada... Quero dizer, ainda bem por um lado (manuseio)... Por outro (a beleza) perde um pouco.

Sharivan eu conhecia desde que era pequeno, mas gostava mais do Gavan, que de fato eu via. Mas agora gosto dos dois de forma igual, devido ao carisma dos atores.

Eu também quero um Jiban. Pessoal falava mal, mas eu gostava. Mas sinto que o pacote de acessórios para transformá-lo no Perfect Jiban vai ser exclusivo... Se a própria figura não for.

Usys 222
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3245
Idade : 42
Localização : Casa do Boneco Mecânico
Data de inscrição : 18/01/2011

http://usys222.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] S.H. Figuarts Space Sheriff Sharivan

Mensagem por Armeniz22 em Seg Abr 20, 2015 10:29 am

Excelente Review Usys, como de costume.
Sobre Sharivan eu assitia quando passava na TV e era meu preferido depois de Jaspion. Bons tempos.

Armeniz22
Figurine

Número de Mensagens : 467
Idade : 33
Localização : Pirassununga - SP
Data de inscrição : 15/07/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] S.H. Figuarts Space Sheriff Sharivan

Mensagem por Rocker em Seg Abr 20, 2015 11:21 am

Que bela figura! Esse vermelho metálico ficou ótimo, dá um belo destaque!
Lembro pouco desse personagem, acho que estava ocupado assistindo Jaspion haha.
Como sempre os efeitos foram muito bem aproveitados nas fotos!
Show demais o review!

Rocker
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 5527
Idade : 31
Localização : RS
Data de inscrição : 26/11/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] S.H. Figuarts Space Sheriff Sharivan

Mensagem por Ozymandias em Seg Abr 20, 2015 12:37 pm

Belo review como sempre Usys.

Curti muito a colorização metálica, bela peça.

Ozymandias
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 5271
Idade : 23
Localização : Jundiai SP
Data de inscrição : 26/07/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] S.H. Figuarts Space Sheriff Sharivan

Mensagem por Usys 222 em Seg Abr 20, 2015 10:15 pm

Gozado. Achei que todo mundo ia votar no Boomerman... Dizzy

Armeniz22 escreveu:Excelente  Review Usys, como de costume.
Sobre Sharivan eu assitia quando passava na TV e era meu preferido depois de Jaspion. Bons tempos.

Obrigado, Armeniz22!
Bom, era Hiroshi Watari. Esse cara é Herói com "H" maiúsculo. E ele continua mandando bem no NEXT GENERATION.Rock

Rocker escreveu:Que bela figura! Esse vermelho metálico ficou ótimo, dá um belo destaque!
Lembro pouco desse personagem, acho que estava ocupado assistindo Jaspion haha.
Como sempre os efeitos foram muito bem aproveitados nas fotos!
Show demais o review!

Obrigado, Rocker!
É que ele não teve tanta projeção por aqui. E não se preocupe, que ele dava as caras no Jaspion também, mas sem armadura e usando dois bumerangues... Ou era um cara com a cara dele... Bom, sei lá. Dizzy
O cromado vermelho é bem legal. Realça bem o personagem e dá bastante destaque.

Ozymandias escreveu:Belo review como sempre Usys.

Curti muito a colorização metálica, bela peça.

Obrigado, Ozymandias!
Essa pintura metálica tem vantagens, mas também algumas desvantagens. Toda vez que tiro uma foto é como se eu jogasse uma granada. É apertar o botão e depois sair da frente para não sair em algum reflexo. affraid

Usys 222
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3245
Idade : 42
Localização : Casa do Boneco Mecânico
Data de inscrição : 18/01/2011

http://usys222.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] S.H. Figuarts Space Sheriff Sharivan

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:21 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum