[Review] S.H. Figuarts Cure Blossom & Cure Marine

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Review] S.H. Figuarts Cure Blossom & Cure Marine

Mensagem por Usys 222 em Sab Jul 13, 2013 10:26 pm


Nome:  S.H. Figuarts Cure Blossom & S.H. Figuarts Cure Marine
Escala: Não aplicável (aprox. 1/12?)
Material: PVC, ABS
Fabricante: Bandai
Lançamento: 19/03/2011 (lançamento simultâneo)
Escultor: Não disponível
Preço sugerido pelo fabricante: 3500 ienes cada

Obs: Este review tem caráter puramente experimental e o fiz ao ver que estas figuras compartilham de vários sistemas que serão usados na versão S.H. Figuarts da Sailor Moon e com isso espero que ele sirva de referência para uma eventual aquisição.



Heart Catch Precure é a sétima série da franquia de meninas mágicas lutadoras feita pela Toei Animation, exibida no Japão pela primeira vez em 2010. A franquia Precure (também conhecida com Pretty Cure)  foi criada em 2004 com o conceito de "meninas também querem lutar" pelo produtor Takashi Washio, de One Piece e pelo diretor Daisuke Nishio, que trabalhou em Dragon Ball Z e mais tarde, também em One Piece, mas cada série tem uma equipe e muitas vezes definições diferentes para as personagens.  A primeira vista, o conceito é semelhante ao de Sailor Moon, mas existem várias diferenças: nenhuma Precure é reencarnação de alguma guerreira lendária e o namoro é deixado para escanteio, ou é até mesmo inexistente, sendo que as meninas se interessam mais em realizar seus próprios sonhos.

Em Heart Catch, as Precures seriam guerreiras lendárias cuja missão é de proteger a Grande Árvore do Coração e impedir que ela seja destruída por uma sociedade secreta conhecida como "Apóstolos da Desolação", que existe há quatrocentos anos à sombra da história da humanidade, e planeja transformar a Terra em um imenso deserto. Para isso, eles roubam as Flores do Coração que existem dentro dos seres humanos e os transformam em monstros chamados Desertrians. As Precures lutam para salvar essas pessoas e fazer com que a Grande Árvore do Coração se mantenha viva. A Grande Árvore gera pequenas mascotes mágicas que saem em busca de meninas de coração bom e que possam se tornar Precures.e a última a ser escolhida foi Cure Moonlight, que é derrotada no começo do primeiro episódio pelo líder dos Apóstolos da Desolação, o Dr. Sabahku, e sua criação, a Dark Precure. Moonlight usa suas últimas forças para que dois mascotes fujam e procurem alguém que possa continuar sua missão em seu lugar.

O desenho a princípio causou estranheza entre os fãs da franquia devido ao seu traço extremamente estilizado, mas acabou se tornando uma das séries mais populares. O Character Design foi feito por Yoshihiko Umakoshi, que exerceu a mesma função em outros desenhos de meninas mágicas como Ojamajo Doremi, e em desenhos de heróis como Cashern Sins e recentemente na primeira fase de Saint Seiya Omega. O roteirista principal foi Takashi Yamada (que também assina como "Midori Kuriyama"), que trabalhou em várias séries de tokusatsu, como Kamen Rider Black, Winspector e Solbrain, assim como em desenhos animados como Zillion e Fatal Fury.

Tsubomi Hanasaki se mudou recentemente para a cidade de Kibou ga Hana e é tímida e retraída, boa com estudos e usa óculos de "fundo de garrafa". Ela veio a esta cidade disposta a mudar essa situação e se tornar uma pessoa mais ativa e desinibida. Tsubomi se intriga com um sonho frequente em que ela vê Cure Moonlight sendo derrotada e acaba se encontrando com os mascotes mágicos Cypress e Coffret, que são perseguidos por um dos Apóstolos da Desolação, Sasorina. Tsubomi ganha de Cypress um item chamado Kokoro Perfume, que faz com que ela se transforme na Cure Blossom. No começo, Blossom não consegue controlar direito seus poderes e tem problemas para enfrentar os Apóstolos da Desolação, que a entitulam como "A Precure mais fraca de todas". Mas isso muda com o tempo e Tsubomi consegue forças para mudar. Tsubomi também tem grande conhecimento de plantas devido ao convívio com sua avó, Kaoruko, que é diretora do Jardim Botânico da cidade. Kaoruko também foi uma Precure quando era jovem, com o título de Cure Flower e dá conselhos a Tsubomi para que ela possa se desenvolver.

Tsubomi é interpretada pela famosa cantora e dubladora Nana Mizuki, que já participou quatro vezes desde 2009 do Festival Musical Kouhaku Utagassen, tradicional programa de fim de ano dos japoneses. Em uma dessas vezes ela cantou a música-tema do desenho vestida como a personagem.

Erica Kurumi é empivetada, atrevida e hiperativa, com uma personalidade oposta em vários pontos à de Tsubomi. Erica não gosta de estudos, mas isso não é porque ela não seja inteligente, mas mais por pura preguiça. Seu sonho é o de ser uma desenhista de moda como sua mãe, dona da butique Fairy Drop, e é a chefe do Clube de Moda da escola, que está prestes a ser dissolvido. Erica convida (insistentemente) Tsubomi para fazer parte do clube, mas acaba sendo recusada. Desanimada depois de uma briga com sua irmã mais velha, Erica é encontrada por Sasorina, que a transforma em um monstro Desertrian. Ela é salva por Tsubomi e mais tarde se torna a Cure Marine. Ao contrário de Tsubomi, Erica demonstra ter bastante talento para a luta e derrota sozinha um Desertrian, o que abala a autoconfiança de Tsubomi. Mas Erica valoriza o companheirismo e também ajuda Tsubomi em sua busca pelo autoaperfeiçoamento. Enquanto isso, ela também tenta realizar seus próprios sonhos.

Erica é interpretada por Fumie Mizusawa, que uma vez foi ver o especial de cinema do desenho e foi apontada por uma criança que disse "Olha! Ela é adulta e veio ver desenho!" Na verdade, Mizusawa deveria ter sido Tsubomi e Mizuki deveria ter sido Erica, mas os papéis foram trocados. Foi uma decisão acertada.


O conteúdo das caixas. Ambas vêm com várias mãos intercambiáveis e peças de expressão. Ainda, estão incluídas figuras dos mascotes mágicos e uma base com suporte para cada uma.



Visão de corpo inteiro. Desta vez a Bandai caprichou na modelagem e conseguiu fazer as personagens bem parecidas com o desenho.



Os dois modelos vem com as mesmas expressões para cada uma. Acima é a que vem de fábrica, com um sorriso. O estilo de Umakoshi é bem difícil de ser trazido para o mundo real, mas a Bandai se esforçou e o resultado ficou muito bom. Ficaram bem bonitinhas e fieis ao desenho na medida do possível.



Esta outra expressão é com um sorriso mais aberto, também fundamental para representar várias situações, como a dança do encerramento e os golpes finais.



Estas expressões são usadas para luta e também são essenciais, considerando a premissa da série. Na verdade, elas fazem várias expressões cômicas no desenho, mas a Bandai optou por colocar somente as fundamentais. Outras expressões podem ser conseguidas com outros modelos da série.



A troca de expressões é semelhante à das figmas e Revoltechs, sendo necessário remover a franja para trocar o rosto. O problema é que as peças têm várias "travas", o que dificulta um pouco o processo.


Os dois modelos são bem pesados na parte dos cabelos e por isso eles acabam movendo o pescoço para cima. Para contornar um pouco isto, está incluída esta peça opcional, sem a articulação vertical para o pescoço.



Cada uma delas tem um enfeite de cabelo diferente. Blossom tem uma fita com uma flor de cerejeira e Marine tem um coração azul com borda metálica. As pontas das fitas são bem afiadas e acabei cortando o dedo com uma delas ao trocar as expressões. Felizmente a figura não foi manchada.


O rabo de cavalo da Blossom tem uma articulação multidirecional na base, o que permite colocá-lo em várias posições.


A "franja" e os cabelos da frente da Marine são feitos de material maleável, o que faz a troca de expressões um pouco mais fácil, além de não interferir muito nos movimentos.



Apesar de não ter pintura em degradê, os cabelos são moldados com esmero. Grande parte é feito de material rígido, mas as pontas são de material maleável, o que reduz o risco de quebra.



No peito podemos ver os broches, que são os símbolos das Heart Catch Precure, sendo que a borda tem pintura metálica. Infelizmente não foi usado material transparente nessa parte. Marine tem pontas mais compridas na fita, feitas de material maleável.



As pulseiras e botas têm detalhes que lembram flores. As botas da Marine são mais caprichadas, com polainas.



(No caso da Marine, ficou escondida pela fita, mas) também podemos ver as pochetes onde elas guardam os itens de transformação, os Kokoro Perfumes. Essas pochetes são características de todas as Precures, mais ou menos como os Color Timers dos Ultras e os cintos dos Kamen Riders.


Os ombros têm um sistema de articulações bem interessante. Elas são uma única articulação com um pino comprido e fino ligado ao corpo. Isso dá bastante liberdade de movimentos apesar da ombreira ser feita de material rígido, mas a manipulação deve ser feita com cuidado para não quebrar o pino.


Os cotovelos usam articulações em forma de disco, semelhantes às figmas, e podem ser bem dobrados.


Os pulsos usam articulações multidirecionais, como em outras S.H. Figuarts e em Saint Cloth Myth EX.


Comparação com a articulação do pulso de um Kamen Rider. A articulação das Precure é incrivelmente minúscula e por isso a troca das mãos deve ser feita com cuidado. Felizmente a conexão não é muito dura e a troca não é difícil. O cuidado a se tomar é que se deve segurar a articulação com o polegar e o indicador e puxar a mão no sentido mais reto possível em relação ao pino.


As coxas não usam articulações extensíveis, mas a abertura das pernas é bem grande. Como a saia é curta, as pernas tem uma boa liberdade de movimentos.


Os joelhos também usam articulações semelhantes às figmas e podem se fechar bem.



Os pés têm o mesmo sistema que será usado na Sailor Moon, com articulações multidirecionais nos tornozelos. Isso daria bastante estabilidade ao modelo, se os pés não tivessem um salto alto e a cabeça não fosse tão pesada.



Sendo assim o uso das bases com suporte incluídas é fundamental. As bases vêm tampografadas com o nome e a flor-símbolo de cada personagem.


Devido ao formato de coração, as bases podem ser dispostas lado a lado em várias configurações.



No total, as figuras são bem articuladas.


- A flor que desabrocha na terra!


- CURE!


- BLOSSOM!


- A flor que balança na brisa do mar!


- CURE!


- MARINE!


- HEART CATCH PRECURE!
A cena de apresentação pode ser feita com relativa facilidade.



Também é possível representar várias cenas do desenho, que tem como tema flores e moda.



Ou seja, é bem para meninas, bem para crianças mesmo.



Delicado, meigo e bem cômico.



Os temas são bem cotidianos e triviais. Bem tranquilo mesmo.


...... OK. Pelo menos até elas se transformarem. Mas elas também contam com vários golpes cômicos, condizentes com o traço, como por exemplo...


- BLOSSOM SOCO DE BUNDA!


- TÔH!!!
- AAAUGH!!!



- Soco... de bunda?!


- MARINE DYNAMITE!!!
Blossom e Marine também usam vários golpes especiais.


- BLOSSOM SHOWER!!!


- MARINE SHOOT!!!


- BLOSSOM FLOWER STORM!!!


- MARINE DIVE!!!



Também estão incluídas as figuras dos mascotes mágicos Cypress (rosa) e Coffret (azul).



Apesar de minúsculos, eles são bem detalhados, inclusive com os detalhes em forma de coração na parte de cima dos olhos.


Quando uma pessoa é salva, os mascotes geram as Sementes do Coração, que dão energia à Grande Árvore. O jeito de gerar é bem... incomum e gerou protestos por parte de pais durante a exibição e por isso foram feitas mudanças. Mas foi só uma questão do "líquido" virar "sólido".


Obviamente, o tamanho dos mascotes é consistente com as Precures.


Mais outros mascotes. Interessante que todos eles têm uma articulação esférica no pescoço.


- Ei! Acho que temos um espião entre nós!
- Não dá para entender.


Estão incluídos os Kokoro Perfumes, os items de transformação das Heart Catch Precure. Eles são microscópicos, mas ainda assim são bem detalhados, com várias estampas. Também estão incluídas mãos especiais para segurar com o dedo no botão do borrifador. Mas elas não são muito firmes e os perfumes podem cair, sendo necessário muito cuidado para não perder.



Além de serem itens de transformação, ao instalar uma Semente do Coração dentro deles, é possível usar um perfume que aumenta as habilidades.


O efeito do perfume muda de acordo com a cor da semente. A vermelha, por exemplo, faz com que elas se movam em supervelocidade.



Também estão incluídos os bastões mágicos Blossom Tact e Marine Tact, usados nos golpes finais. A ponta de cada um é feita de material transparente e o cilindro do meio pode ser girado como no desenho.


- EU JÁ ESTOU DE SACO CHEIO!
- O MEU CORAÇÃO É MAIOR QUE O MAR, MAS ELE JÁ CHEGOU NO LIMITE!
Depois dessas frases elas acionam os golpes finais.


- Que o poder das flores se reúna!



- BLOSSOM TACT!


- Que as flores brilhem!


- PRECURE PINK FORTE WAVE!!!


- Que o poder das flores se reúna!



- MARINE TACT!!!


- Que as flores resplandeçam!


- PRECURE BLUE FORTE WAVE!!!
Blossom e Marine disparam balas de energia dos bastões, que purificam os Desertrians, trazendo-os de volta ao seu estado original.


- Que as forças de duas flores se reúnam!


- PRECURE! FLORAL POWER FORTISSIMO!!!


Após desenhar o símbolo do "Fortissimo", as duas se envolvem em pura energia floral....


... e atravessam o inimigo, arrancando a Flor do Coração de dentro do Desertrian.


- HEAAAART!


- CATCH!!!


- BIG BANG SPECIAL!!!


- TYPHOON PUNCH!!!
Algumas vezes os inimigos desenvolvem golpes especiais para derrotar as Precures.


Mas se eles tentarem usar uma segunda vez...



... as Precure contra-atacam para neutralizar o golpe.


- BLOSSOM SCREW PUNCH!!!
Ou até usam um golpe parecido para revidar.


- O mesmo golpe não funciona duas vezes com uma Precure!


- Oi, Tsubomi. Oi, Erica. Vocês viram o meu script por aí?
- Essa não! A gente está com o script do Saint Seiya Omega!


- Então. Trocaram os nossos scripts. Eu percebi quando vi que tinha que dar um soco de bunda no inimigo.
- Ai, desculpa, Kouga! Pior que a gente já gravou as cenas!
- Não é a primeira vez que isso acontece! Assim não dá para trabalhar!
- Está tudo bem, meninas.


- Mas ia ser engraçado ver o Kouga dando um soco de bunda.
- É. Já posso até imaginar!
- Para com isso! Assim o meu cartaz vai por água abaixo!


Como no primeiro encerramento.


Com a Cure Moonlight e a Cure Sunshine, as Heart Catch Precure estão reunidas.

E assim termino o review das versões S.H. Figuarts da Cure Blossom e da Cure Marine. Devo dizer que estou surpreso. Já mexi com várias S.H. Figuarts de Precures e todas elas tinham algum problema de controle de qualidade ou até mesmo de projeto, mas essas duas tem poucos defeitos. Elas chegam a ser melhores até mesmo que a Cure Moonlight, da mesma série e que foi lançada depois. Vi muitas avaliações negativas dessas figuras, mas tirando a fragilidade e o fato de ser necessário o suporte para manter as figuras de pé, não vi maiores problemas. E esses defeitos são devido à silhueta das personagens, que é altamente esguia e por isso não tem muito o que fazer, a não ser manipular com cuidado. Mesmo assim, elas conseguem fazer várias poses. Recomendo, mas é preciso ter em mente o que foi dito acima.






Achei que dava para misturar bem, já que eles foram feitos pelo mesmo desenhista, mas não foi bem assim.


Com a Cure Moonlight até funciona.


Última edição por Usys 222 em Sab Dez 27, 2014 8:23 pm, editado 2 vez(es)

Usys 222
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3245
Idade : 42
Localização : Casa do Boneco Mecânico
Data de inscrição : 18/01/2011

http://usys222.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] S.H. Figuarts Cure Blossom & Cure Marine

Mensagem por Rocker em Ter Jul 16, 2013 12:10 am

Como sempre, show de review e fotos fodásticas!
Bem interessantes as personagens, essa Blossom me lembrou um pouco a Clare de Claymore com o título de "a mais fraca" hehehe. E gostei que tem a interpretação da Nana Mizuki, ela manda muito bem, adoro a interpretação dela em Blood-C, Nanoha e Zetsuen no Tempest.
As figuras estão bem bonitas e simpáticas! Como eu sempre digo, o mais legal dessas figuras é a quantidade de peças que vem para fazer poses, são opções muito legais.
Virei fã desse soco de bunda Laughing

Dúvida: Precure tem continuidade entre as séries, ou dá pra assistir aleatoriamente?
É que eu gostei muito do visual de Suite Precure e desse Heart Catch, mas fiquei com receio de pegar pra ver e ficar perdido por não ter assistido as séries anteriores.

Rocker
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 5527
Idade : 31
Localização : RS
Data de inscrição : 26/11/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] S.H. Figuarts Cure Blossom & Cure Marine

Mensagem por Usys 222 em Ter Jul 16, 2013 8:54 pm

Obrigado, Rocker!
Nana Mizuki tem bastante apreço à Cure Blossom e esse é um dos seus papéis mais representativos.
Os modelos de séries anteriores vinham com pouquíssimos acessórios. Mas depois de Heart Catch isso mudou, assim como o projeto das figuras, com muitas melhorias.
Soco de bunda é um golpe tradicional. Athena Asamiya e Yuri Sakazaki não me deixam mentir.Laughing 

As séries Precure geralmente não tem conexão entre si. Sendo assim, dá para ver qualquer uma delas sem ter visto as outras. Mas é bom ter em mente que esses desenhos têm as crianças como público-alvo, então podem não te satisfazer. E por serem séries longas, elas também tendem a ficar repetitivas em algumas partes.
Mesmo assim eu recomendo Heart Catch Precure. As personagens são bem simpáticas e gostáveis. O tom é de comédia (com exceção das partes com a Cure Moonlight), mas fazem uma coisa que não se faz nesse tipo de desenho: matar um mascote.  
Suite eu ainda não vi, mas tenho que parar para ver um dia. Parece que no meio da série tem uma tremenda reviravolta.
Além desses, eu recomendo Fresh Precure, que apesar de não ter um traço tão característico, tem uma linha de história melhor. Simples, mas bem estruturada, com todo um processo.

Usys 222
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3245
Idade : 42
Localização : Casa do Boneco Mecânico
Data de inscrição : 18/01/2011

http://usys222.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] S.H. Figuarts Cure Blossom & Cure Marine

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:25 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum