[TUTORIAL]Como Conservar Sua Figure

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[TUTORIAL]Como Conservar Sua Figure

Mensagem por Ozymandias em Seg Nov 26, 2012 10:35 pm

Em relação a guardar/expor, podemos dividir básicamente em 3 modos e cada um precisa do seu tipo de cuidado.

1) - ITENS LACRADOS QUE ESTIVEREM GUARDADOS EM CAIXAS, ARMÁRIOS FECHADOS, GAVETAS OU EM OUTROS LOCAIS COM POUCA VENTILAÇÃO OU AUSÊNCIA DE ILUMINAÇÃO:
Itens que estão por ser guardados nas condições acima, devem ser envolvidos unitáriamente em papel bolha, que absorve a umidade relativa do ar protegendo da mesma forma o blister contra ríscos. Se forem colocadas uma peça sobre a outra, utilize papel bolha mais espesso "revestindo-as sempre em separado", evitando assim amassos no blister dado ao peso das cartelas. Já para peças à serem fechadas dentro de caixas, recomendo ainda colocar um ou mais sacos de sílica para maior proteção. Ninguem irá ficar satisfeito ao abrir uma caixa guardada por muitos anos, e encontar o cartonado das cartelas ou box prejudicados pela umidade ou amassos.

2) - ITENS LACRADOS E EXPOSTOS EM VITRINES, ESTANTES OU FIXOS EM PAREDES OU FIXADOS EM OUTRAS SUPERFÍCIES:
Mensalmente utilize um espanador pequeno ou flanela no blister e card. No caso de cartelas que contenham blister, se estiverem muito recobertas por pó (já impregnado), borrife pouca quantidade de vapor de água em uma flanela "em elevada temperatura". Em seguida passe-a suavemente sobre o blister e card, para a completa remoção das sujeiras e pó.
Se for fixar a cartela diretamente em uma parede de alvenaria, lembre-se da umidade relativa do ar, que poderá prejudicar a mesma. Por mais seco que for o local, moramos em um País tropical e tenha em mente que variações climáticas são constantes ao longo dos anos. A própria umidade relativa do ar com o tempo, irá prejudicar os cards que estiverem em contato direto com alvenaria. Por isso é recomendavel a utilização de cases plásticas ou isolar o contato direto entre a cartela e a parede de alvenaria (existem várias formas estéticas de isolação). Se utilizar pregos, recomendo os galvanizados, evitando a oxidação que afetará o card da cartela com o tempo.

3) - ITENS NÃO LACRADOS:
Evite locais sob iluminação solar constante (pois prejudicará a pintura e irá acelerar a fádiga material do produto), calor excessivo, humidade excessiva ou que propicie muito acumulo de pó. O ideal é expor as peças em vitrines com portas de vidro, que alem de estéticamente perfeitas para exposição, evitam o acumulo de pó.
Se a estante não for fechada, qnto menor o espaçamento entre os vãos, menos pó será acumulado. Quando as peças estiverem recobertas por pó, retire-as do expositor para a devida limpeza.
Nesses casos, os melhores procedimentos são um pano seco, pincel ou cotonete nos sulcros menores. Se for lavar as peças, use apenas agua corrente com um shampoo neutro, deixando-a secar naturalmente sobre uma flanela, sem esfregar a peça o que poderia avariar a pintura "principalmente em itens vintage" (nunca coloque para secar ao tempo).

DICAS DE LIMPEZA

Nao use produtos quimicos como detergentes, lustra-móveis, alcool ou silicone, eles acabam por ressegar o PVC/Plástico e deterioram facilmente a pintura.

Uma dica para limpar/tirar o pó , é o uso de pincel, mas evite pinceis de cerda dura, uma dica é utilizar pincel de maquiagem ! Isso mesmo, ele é extremamente flexivel, roube um da sua mae/namorada, ou compre em algum local onde venda maquiagens(catalogos AVON e afins).

Se ainda sim voce tiver problemas, passe pano LEVEMENTE Úmido, e para cantos dificeis, voce pode utilizar Cotonetes.

Outra dica para quem guarda as figures na caixa, é envolver elas em plastico transparente(celofane mesmo), assim voce pode tirar o po com pano umido sem medo.

Ficam aí as regras básicas para que suas action figures tenham uma vida útil mais longa, lembrando que à partir do momento em que retirarmos uma action figure lacrada do seu blister ela já inicia o processo de fádiga material ocasionada pelo tempo. Sendo assim, evite expor suas peças em locais muito iluminados de forma natural, que apresentem temperatura muito elevada ou baixa (umidade) e de grande acumulo de pó. Tenha em vista que dada a oxidação, quanto menos manusear as suas peças, menor será a fádiga material dos produtos.

Quem tiver outras dicas, registre-as aqui para orientar à todos.


Parte dos créditos: AMCBRINQS

Ozymandias
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 5271
Idade : 23
Localização : Jundiai SP
Data de inscrição : 26/07/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum