[Review] The Wolfman - Mezco Toyz - by Lottus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Review] The Wolfman - Mezco Toyz - by Lottus

Mensagem por Lottus em Sex Abr 06, 2012 8:44 pm


Introdução:
A origem helênica do mito.
Lobisomem ou licantropo é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.
Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo “As Metamorfoses” de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237). Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.

Da Europa Medieval e as variações da lenda.
Tais lendas encontram raízes na cultura da Europa Oriental principalmente, na cultura dos povos eslavos. Segundo essa cultura o primeiro grande “licantropo” ou o “eulicantropos” era um Grand Duke de Podgorica, atual capital de Montenegro. Esse Grand Duke era Victor Kruschev II, segundo as lendas ele foi convocado a lutar do lado do Império Sérvio contra a opressão Austro-Húngara, em troca ele receberia autonomia sobre sua região.
Como ele e seu exército eram grandes guerreiros que se aproveitavam do relevo montanhoso para lutarem nas partes altas para as partes baixas e principalmente a noite para se aproveitarem das circunstâncias nasceram as primeiras lendas de licantropos habitarem montanhas e atacarem vilarejos à noite.
Também ao redor de Victor nasceu uma lenda de que nas noites de lua cheia ele retirava sua armadura para lutar se transformando em um grande lobo com poderes sobrenaturais. As lendas licantrópicas foram vastamente difundidas pelo Império Austro-Húngaro, pois este via que essas lendas criavam esperanças de libertação para as tribos eslavas as quais o Império dominava, porém sem sucesso, pois muitas famílias de eslavos no mundo todo inclusive no Brasil carregam em seus sobrenomes, nomes que fazem alusão a grandes eulicantropos que marcaram a história. Os ultimos casos de licantropia foram em 1817 e 1832.
Em outros pontos da Europa a lenda também ganhou força com uma variação enorme do termo de denominação. O Licantropo dos gregos é o mesmo que o Versipélio dos romanos, o Volkodlák dos eslavos, o Werewolf ou Dracopyre dos saxões, o Wahrwolf dos alemães, o Óboroten dos russos, o Hamtammr dos nórdicos, o Loup-garou dos franceses, o arbac-apuhc da Península Ibérica, o Lobisomem dos brasileiros e da América Central e do Sul, com suas modificações fáceis de Lubiszon, Lobisomem, Lubishome; nas lendas destes povos, trata-se sempre da crença na metamorfose humana em lobo, por um castigo divino.

A lenda no Brasil

A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, sendo que algumas pessoas, especialmente aquelas mais velhas e que moram nas regiões rurais, de fato crêem na existência do monstro.
A figura do lobisomem é de um monstro que mistura formas humanas e de lobo. Segunda a lenda, quando uma mulher tem 07 filhas e, depois, um homem, esse último filho será um Lobisomem.
Quando nasce à criança é pálida, magra que possui as orelhas um pouco compridas. As formas de lobisomem aparecem a partir dos 13 anos de idade. Na primeira noite de terça ou sexta-feira após seu 13º aniversário, o garoto sai à noite e no silêncio da noite se transforma pela primeira vez em lobisomem e uiva para a Lua, semelhante a um lobo.
Após a primeira transformação, em todas as noites de terça ou sexta-feira, o homem se transforma em lobisomem e passa a visitar 07 partes da região, 07 pátios de igreja, 07 vilas e 07 encruzilhadas. Por onde ele passa, açoita os cachorros e desliga todas as luzes que vê, além de uivar de forma aterrorizante.Quando está quase amanhecendo, o lobisomem volta a ser homem. Segundo o folclore, para findar a situação de lobisomem é necessário que alguém bata bem forte em sua cabeça.
Algumas versões da história dizem que os monstros têm preferência por bebês não batizados, fazendo com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível.
Indicações de Leitura:
http://alemdotumulo.blogspot.com.br/2010/05/licantropia.html

Os Filmes:
O primeiro é um dos Clássicos do Horror:
The Wolf Man é um filme estadunidense de 1941 do gênero horror, escrito por Curt Siodmak e produzido e dirigido por George Waggner. O filme se baseia na lenda do Lobisomem, apesar de não usar o nome da criatura em inglês (werewolf) no título. Foi a segunda produção da Universal Pictures tendo o Lobisomem como tema, pois seis anos fora lançado o filme Werewolf of London. O elenco possui dois destaques, Lon Chaney Jr, como Lawrence Talbot/O Lobisomem e o fabuloso, mestre do horror, Béla Lugosi, atuando como a personagem Bela.
Lawrence Stewart "Larry" Talbot volta para seu lar ancestral em Llanwelly, Wales, depois de passar dezoito anos nos Estados Unidos. Seu irmão mais velho morrera então ele resolveu se reconciliar com seu pai, Sir John Talbot, e ajudá-lo a cuidar da propriedade. Pouco depois da sua chegada ele se interessa por uma garota local chamada Gwen Conliffe, balconista de um antiquário. Como pretexto para falar com ela, Larry compra uma bengala decorada com um ornamento de prata, com desenhos de um lobo e de um pentagrama. Gwen lhe conta que esteé o símbolo do lobisomem, um "homem que se transforma em lobo em certas épocas do ano".
Naquela noite, Larry sai com Gwen e a amiga dela, Jenny, e vão para um acampamento de ciganos. Jenny pede ao cigano Béla que lhe leia a mão. O cigano tem uma visão de um pentagrama na mão da garota e imediatamente pede que ela saia do acampamento.
Enquanto esperavam por Jenny, Larry e Gwen conversam próximo à tenda. Eles ouvem um grito de Jenny e Larry corre até ela na mata e a vê sendo atacada por um lobo. Ele mata o animal com golpes de sua bengala, e acaba sendo mordido. Mais tarde a mãe de Béla, a idosa cigana Maleva, conta à Larry que seu filho era um lobisomem, e que ele está condenado a se transformar no monstro devido à mordida que sofreu.
http://www.youtube.com/watch?v=zTNQEd8D4pg

A refilmagem do clássico.

The Wolfman é um filme britânico-estadunidence de 2010, remake do filme clássico de mesmo nome feito em 1941, e estrelado por Benicio Del Toro. Venceu o Oscar de melhor maquiagem de 2011.
É a segunda refilmagem do clássico de terror da Universal Pictures; a primeira versão, de 1941, foi estrelada por Lon Chaney Jr. Em 1961, foi lançado. The Curse of the Werewolf, com Oliver Reed no papel principal, o filme utilizou uma adaptação do roteiro original, mas personagens com nomes diferentes.
Como destaque do elenco os diálogos intensos e fortes de Benicio del Toro como Larry Talbot (Lawrence Talbot).e o espetacular Anthony Hopkins como Sir John Talbot. Além do desfecho forte que envolve Emily Blunt como Gwen Conliffe e, o impecável, Hugo Weaving como Inspector Francis Aberline.
http://www.youtube.com/watch?v=ZabAU7ySbmE
A escolha da figura faz menção ao clima, de tensão e horror, presente em ambos os filmes e, como, o resgate do mito na regravação, fugiu do clichê adolescente que varre o cinema na atualidade. Desta forma, desconsiderei outros filmes do gênero.

Olha a minha cara de animado após ler isso tudo:


A fabricante é a MEZCO e, afirmo, esta peça vale cada centavo investido!
São 12 pontos de articulação e uma série de detalhes que fazem inveja a Hot Toyz e Sideshow.
para mais informações vá ao site da própria fabricante:
http://www.mezcotoyz.com/products/wolf7_1.asp

Então, após este texto enorme, vamos a figura:










O único acessório!


Que quase quebrei ao abrir!
































Espero que gostem e, principalmente, discutam sobre o filme e a figura. Pois, como muitos aqui, sou órfão de filmes adultos do gênero no cinema.

Lottus
Minimate

Número de Mensagens : 262
Idade : 38
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 28/01/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] The Wolfman - Mezco Toyz - by Lottus

Mensagem por jeremiasobom em Sex Abr 06, 2012 9:30 pm

Curti muito a introdução histórica do review. Eu não sou muito fã do filme, mas a qualidade da peça é inegável. Parabéns!

jeremiasobom
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 5307
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 03/05/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] The Wolfman - Mezco Toyz - by Lottus

Mensagem por m4rc3low em Sex Abr 06, 2012 9:33 pm

Ja tive essa peça em mãos e eu curti pra caramba. Me surpreendi mesmo!
Muito bom o review. Parabéns.

_________________
https://www.facebook.com/marcelofranco81
@marcelomaiafranco

m4rc3low
Loja Limited Edition

Número de Mensagens : 38137
Idade : 35
Localização : Itabuna-BA
Data de inscrição : 09/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] The Wolfman - Mezco Toyz - by Lottus

Mensagem por Têagá em Sab Abr 07, 2012 1:15 am

Peça boa!
Um lobisomem digno.
Parabéns!

Têagá
Mini-busto

Número de Mensagens : 759
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 23/05/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] The Wolfman - Mezco Toyz - by Lottus

Mensagem por Bento em Sab Abr 07, 2012 8:06 am

Parabéns pelas fotos, que ficaram muito ótimas. A figura é bem bacana e parece ter um acabamento muito bom, pintura bem feita que deixa ela bem realista. Só acho que falta alguns comentários sobre a figura, opiniões pessoais mesmo, pois só por fotos, parece catálogo. E este acessório, me parece ser uma peça avulsa que não tem utilidade para a figura, pois não há interatividade entre o Lobisomem com a bengala; será que é acessório para outra figura da coleção?

Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 37
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] The Wolfman - Mezco Toyz - by Lottus

Mensagem por NBCollector em Sab Abr 07, 2012 4:40 pm

Bem legal a figura!

Agora a pergunta que não quer calar.... Han Solo virou lobisomen? Twisted Evil

NBCollector
Figurine

Número de Mensagens : 401
Idade : 30
Localização : Campinas
Data de inscrição : 29/09/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] The Wolfman - Mezco Toyz - by Lottus

Mensagem por manowash em Dom Abr 08, 2012 9:11 am

Fodasso amigo, parabéns... é praticamente uma nova modalidade de review, o review historico - videoteca srsrsrs abraço!!

manowash
Busto

Número de Mensagens : 1403
Idade : 36
Localização : Sete lagoas - MG
Data de inscrição : 18/03/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] The Wolfman - Mezco Toyz - by Lottus

Mensagem por Len em Dom Abr 08, 2012 4:07 pm

Gostei mais do review que da figura em sim. Não achei tão bem feita quanto imaginava, mas, se não conhecesse a figura de outras imagens, compraria com certeza empolgado pelo review.

Len
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 2707
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 10/05/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] The Wolfman - Mezco Toyz - by Lottus

Mensagem por kabat em Seg Abr 09, 2012 2:40 pm

Parabéns pelo review, lottus. Pô, eu gostei da introdução sobre a origem da lenda dos lobisomens.

kabat
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7999
Idade : 102
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 01/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] The Wolfman - Mezco Toyz - by Lottus

Mensagem por Lottus em Qua Abr 11, 2012 4:11 pm

Muito obrigado a todos, pelos elogios e as críticas, busquei passar a seriedade que a personagem merece e, acredito que, consegui.
Estou estudando muito fotografia, para melhorar cada vez mais as fotos.
A parte histórica foi construída aos poucos, para apresentar bem o mito e sua importância, que hoje, torna-se perdida para os jovens; devido as atuais representações da lenda.
Vou buscar fazer mais reviews, nada que consiga competir com meu amigo, Manowash, mas que não sejam que nem a páscoa, de ano em ano...

Lottus
Minimate

Número de Mensagens : 262
Idade : 38
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 28/01/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Review] The Wolfman - Mezco Toyz - by Lottus

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:35 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum